Educação, cultura e esportes

Deputados cobram inclusão da educação financeira em currículo escolar

25/05/2010 - 19:10  

Saulo Cruz
Na audiência, foram debatidos temas como a importância da educação financeira para crianças.

Integrantes da Comissão de Educação e Cultura da Câmara querem pressionar o Senado a aprovar rapidamente o Projeto de Lei 3401/04, que inclui a educação financeira nos currículos dos ensinos fundamental e médio. O texto já teve parecer favorável da senadora Fátima Cleide (PT-RO), relatora na Comissão de Educação do Senado, onde a proposta aguarda votação.

O projeto aprovado pela Câmara no ano passado previa que a educação financeira seria uma disciplina autônoma. No entanto, a senadora Fátima Cleide propõe que o assunto seja ensinado de forma “transversal”, no contexto de várias disciplinas. Nesta terça-feira, durante audiência da Comissão de Educação sobre iniciativas em andamento para a educação financeira, a deputada Nilmar Ruiz (PR-TO) anunciou que pretende pedir aos senadores agilidade na aprovação do projeto, identificado no Senado como PLC 171/09.

"O trâmite dessa matéria precisa ser mais rápido, para que possamos promover nas escolas a concepção de que é necessário saber usar e poupar o dinheiro para ter saúde financeira e viver com tranquilidade", ressaltou a deputada.

Os apelos também devem partir do autor do projeto, o deputado Lobbe Neto (PSDB-SP).

Estratégia
Durante a audiência desta terça-feira, os parlamentares conheceram a Estratégia Nacional de Educação Financeira, iniciativa de entidades como o Banco Central, o Ministério da Educação, a Comissão de Valores Mobiliários (CVMAutarquia federal responsável pela regulação, autorização e fiscalização do mercado de capitais no País (aplicações em portfólio, mercado futuro, bolsa de valor, etc.) ) e o setor privado.

Segundo o representante da CVM no debate, José Alexandre Vasco, numa primeira etapa serão beneficiados estudantes do ensino médio. A partir de junho, o conteúdo será trabalhado em 800 escolas públicas, e depois deverá ser estendido ao ensino fundamental.

Vasco justificou a opção pela abordagem transversal do conteúdo: "Isso torna mais efetiva a ligação entre os conteúdos financeiros e os sociais, trazendo situações do dia-a-dia do jovem e da criança para as diferentes disciplinas."

Os deputados também conheceram na audiência iniciativas como a da Associação de Bancos no Distrito Federal, que leva educação financeira às escolas por meio do teatro; e da Federação Brasileira de Bancos, que criou o portal "meu bolso em dia" para jovens e adultos.

Reportagem – Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

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