Direitos Humanos

Defesa da Mulher debaterá economia do trabalho doméstico não remunerado

07/06/2017 - 08:45  

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Audiência pública sobre a inclusão da economia do cuidado constituída pelo trabalho doméstico e não remunerado no Sistema de Contas Nacionais. Dep. Ana Perugini (PT - SP)
Ana Perugini: mensurar as tarefas domésticas é relevante se as contas nacionais pretendem, de fato, medir a disponibilidade de bens e serviços do País

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher promove seminário, nesta quarta-feira (7), para discutir a inclusão, no Sistema de Contas Nacionais, “da economia do cuidado e o trabalho não remunerado realizado no interior dos domicílios”.

O evento foi proposto pela deputada Ana Perugini (PT-SP). “A despeito de não serem contabilizados, os afazeres domésticos existem e contribuem, de fato, para aumentar a disponibilidade de serviços da família e, vale dizer, o bem-estar familiar”, afirma a parlamentar.

“Mensurar essas tarefas é particularmente relevante se as contas nacionais pretendem de fato medir a disponibilidade efetiva de bens e serviços da nação”, acrescenta a deputada.

Convidados
Foram convidados para debater o assunto com os integrantes do colegiado:
- a gerente de Programas para as Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU), Ana Carolina Querino;
- a professora doutora em Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet), Hildete Pereira de Melo;
- o diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Luís Olinto Ramos;
- a coordenadora de gênero do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Natália Fontoura;
- a doutora em Economia, técnica do IBGE e membro da Coordenação de Gênero da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), Cristiane Soares; e
- a doutora em Sociologia e professora titular chefe do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasil (UnB), Lourdes Maria Bandeira.

Hora e local
O seminário ocorrerá no plenário 14, a partir das 14 horas, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo WebCâmara.

Da Redação – NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.