Direitos Humanos

Comissão aprova capacitação de professor em direitos humanos

19/10/2009 - 15:17  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (14) a inclusão de professores de todos os níveis de ensino entre as categorias que vão receber capacitação permanente sobre questões de gênero, raça e etnia.

Hoje, a capacitação só é obrigatória para policiais e integrantes do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. A medida foi incluída na Lei Maria da Penha (11.340/06).

O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), ao Projeto de Lei 2431/07, da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e a dois outros apensados (PLs 2629/07 e 3361/08). O projeto original também obriga a capacitação dos professores, mas não inclui a exigência na Lei Maria de Penha. A relatora optou pela mudança na lei por entender que a medida se tornará mais efetiva. Vanessa Grazziotin disse também que o substitutivo aproveita o texto dos três projetos analisados.

Violência doméstica
O substitutivo determina também que as escolas vão incluir, no projeto pedagógico, conteúdos relativos ao problema da violência doméstica e familiar contra a mulher e o respeito à dignidade humana.

Os mesmos conteúdos serão obrigatórios nos programas de qualificação empreendidos com recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT). Ainda segundo o texto acatado na comissão, serão reservadas vagas nos cursos de capacitação com recursos do FAT para mulheres, negros e indígenas.

Segundo o substitutivo, todas as ações de caráter didático serão permanentes e multidisciplinares. Além disso, o poder público disseminará estudos e pesquisas relativas à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Deputados e feministas defendem aplicação da Lei Maria da Penha
Violência doméstica poderá ser apurada sem denúncia da vítima
Lei Maria da Penha está sob ameaça, alerta deputada

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta