Direitos Humanos

Projeto prevê recursos para serviço de denúncia anônima

09/01/2008 - 13:37  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1332/07, do deputado Beto Mansur (PP-SP), que prevê que o Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) dará apoio a serviço telefônico para recebimento de denuncias voluntárias, com garantia de sigilo para o usuário, bem como premiará, em dinheiro, quem der informações que levem à resolução de crimes. A proposta altera a Lei do FNSP (Lei 10201/01).

O autor da proposta considera essencial que o Estado atue na modernização e no aprimoramento da legislação de Segurança Pública. Nesse sentido, ele considera importante que os programas de denúncias anônimas também possam ser financiados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública.

Para ele, é necessário promover a participação popular em ações de combate à criminalidade e valorizar as pessoas que contribuem para a solução de crimes. O aperfeiçoamento dos sistemas de atendimento de denúncias anônimas e a disponibilidade de recursos para premiar denúncias voluntárias são , em sua avaliação, fundamentais para as ações de segurança.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1332/2007

Íntegra da proposta