Direito e Justiça

PEC cria assembléia exclusiva para revisão constitucional

02/09/2005 - 10:04  

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição 447/05, do deputado Alberto Goldman (PSDB-SP), que prevê revisão da Constituição em 2007. Pela proposta, a Assembléia Nacional da Revisão da Constituição terá início no dia 15 de fevereiro de 2007, com prazo improrrogável de dois anos.
Na opinião do autor, o espírito da Constituição de 1988 deve ser mantido, por isso não se justificaria uma assembléia nacional constituinte para a elaboração de novo texto constitucional. Porém, argumenta Goldman, "é necessário oxigenar a Carta Magna, com uma revisão, o que é essencial para o bem e para a vitalidade do processo democrático".

Mandato exclusivo
O número de parlamentares revisores será, conforme o texto, de um quarto do total de membros do Congresso Nacional - cerca de 128 deputados e 22 senadores. A escolha será feita proporcionalmente à população de cada estado e do Distrito Federal, com o mínimo de um parlamentar por unidade da Federação.
Os representantes na Assembléia Nacional para Revisão da Constituição serão eleitos por voto direto no primeiro domingo de outubro de 2006, para um mandato de dois anos, com o objetivo exclusivo de revisão do texto constitucional. É vedado aos parlamentares revisores acumular mandato e concorrer às eleições para o Congresso Nacional de 2010. "A idéia é dotar a Assembléia de membros dedicados exclusivamente aos trabalhos de revisão", explica Goldman.

Tramitação
A PEC será examinada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto à admissibilidade. Se aprovada, será instalada comissão especial para analisar a proposta.

Conheça a tramitação de PECs

Notícias anteriores:
CCJ aprova PEC que convoca revisão constitucional em 2007

Reportagem - Antonio Barros
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 447/2005

Íntegra da proposta