Direito e Justiça

Comissão aprova prescrição mais longa para crime militar

24/08/2007 - 17:49  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou ontem (23) o Projeto de Lei 797/07, do Superior Tribunal Militar, que eleva de dois para três anos o prazo para a prescrição dos crimes julgados pela Justiça Militar. O projeto altera o artigo 125 do Código Penal Militar (Decreto-Lei 1.001/69).

O relator, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), apresentou parecer pela aprovação, inclusive quanto ao mérito. Para o deputado, a proposta é oportuna, porque torna mais difícil a impunidade obtida pelo uso de medidas processuais protelatórias.

Prescrição e pena
O projeto determina que a prescrição, antes da sentença final transitar em julgado , será regulada pela pena máxima privativa da liberdade cominada ao crime. Por exemplo, se a pena de prisão for inferior a um ano, o prazo da prescrição será de um ano. Fica excluída a prescrição retroativa.

Outro dispositivo afasta a hipótese de a contagem do prazo de prescrição começar antes da data da denúncia. Em sua justificativa, o STM argumenta que busca atualizar o Código Penal Militar, adaptando-o ao Código Penal vigente.

Tramitação
Já aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, o projeto segue para o Plenário, em regime de prioridade.

Notícias anteriores:
Relatório sobre legislação penal é aprovado na CCJ
Câmara aprova mudança na prescrição retroativa de crimes

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 797/2007

Íntegra da proposta