Consumidor

Comissão aprova divulgação de passe livre a deficiente

05/09/2005 - 09:47  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou na última quarta-feira (31) o Projeto de Lei 3661/04, do deputado Luiz Carlos Santos (PFL-SP), que determina ampla divulgação do benefício do passe livre no sistema de transporte coletivo interestadual concedido aos portadores de deficiência que comprovem ter baixa renda.
Embora a lei que concedeu o passe livre (8899/94) exista há mais de dez anos, o relator da proposta, deputado José Linhares (PP-CE), considera grande o desconhecimento sobre esse direito, principalmente entre os beneficiários, que, de modo geral, têm pouco acesso à informação. "É necessário, portanto, que se faça a ampla divulgação da gratuidade no sistema de transporte interestadual", ressaltou.
A divulgação deverá ocorrer por meio de nota nos bilhetes de passagens, em avisos afixados nos guichês das empresas e no interior dos veículos, e por meio de cartazes nos terminais do sistema de transporte coletivo interestadual.
Segundo o decreto 3691/00, que regulamentou o passe livre a portadores de deficiência, as empresas devem reservar aos beneficiários dois assentos em cada veículo destinado a serviço convencional.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já havia sido aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor e foi agora encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3661/2004

Íntegra da proposta