Ciência, tecnologia e Comunicações

Conselho de Comunicação vai acompanhar migração de rádio AM para FM

07/03/2016 - 20:25  

O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional decidiu nesta segunda-feira (7) criar uma comissão para acompanhar a migração das rádios AM para a faixa de FM. Essa mudança já está em curso e é opcional.

Ao mudar de AM para FM, as rádios melhoram a qualidade da transmissão. Por outro lado, precisam investir em novos equipamentos, o que faz com que nem todas queiram a alteração.

Segundo dados do Ministério das Comunicações, das 1.781 emissoras de rádio AM, cerca de 400 não demonstraram interesse em ir para FM.

Acesso ao rádio
Para o presidente do Conselho de Comunicação Social, Miguel Ângelo Cançado, é preciso evitar que os pequenos municípios fiquem sem acesso a emissoras de rádio. “Uma das grandes preocupações é que alguns municípios brasileiros, sobretudo os municípios pequenos, ficarão desassistidos do rádio, que é o segundo veículo de comunicação mais acessado pela sociedade brasileira, principalmente pela população mais carente.”

O Conselho de Comunicação Social assessora deputados e senadores em assuntos relacionados ao setor. A próxima reunião do colegiado será no dia 11 de abril.

Reportagem – Ginny Morais
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.