Ciência, tecnologia e Comunicações

Migração para TV digital e para rádio FM também são prioridades de ministério

18/11/2015 - 15:34  

Outra prioridade das Comunicações trazida à Câmara dos Deputados pelo ministro responsável pelo setor, André Figueiredo, é o planejamento da migração do sinal analógico de televisão para o digital. O projeto-piloto, informou ele, será lançado no próximo dia 29, quando o sinal analógico será desligado em Rio Verde (GO). Em seguida, o desligamento ocorrerá em Brasília. A expectativa é completar a migração em 31 de dezembro de 2018.

"A migração busca liberar uma frequência de 700 megahertz. O beneficio é um sistema de TV bem mais moderno, para ter a tecnologia de 4G chegando a locais mais remotos com qualidade e velocidade", explicou.

Rádios
Segundo Figueiredo, a liberação da frequência vai influenciar diretamente outro gargalo das comunicações: a migração de rádios AM para FM. Além do óbice tarifário, afirmou ele, essa migração esbarra hoje na falta de frequência. "A mudança é inevitável, pois a frequência AM está no mundo todo em um processo de esvaziamento. Só que para fazer essa migração, além da questão da tarifa, precisamos liberar frequência."

A previsão é que, já em 2016, mil emissoras migrem para FM. Na terça-feira (24), o governo deve anunciar as tarifas de mudança de outorga, que devem englobar seis faixas. “A mudança tem de ser economicamente viável para que a emissora faça a opção”, apontou Figueiredo.

Ainda em relação à radiodifusão, o ministro previu a expansão das emissoras comunitárias, educativas e comerciais. Mais de 760 localidades, comentou ele, deverão ser atendidas por emissoras comunitárias até o próximo ano. Há ainda previsão de um crescimento de 52% nas emissoras educativas dentro do Plano Nacional de Outorgas 2015/16.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.