Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara lança aplicativo para celular com notícias em tempo real

04/09/2014 - 19:38   •   Atualizado em 08/09/2014 - 16:45

Divulgação
Aplicativo para celular do Câmara Notícias
Aplicativo inclui entrevistas e outras atrações da TV e da Rádio Câmara

A Câmara dos Deputados lançou nesta quinta-feira (4) o aplicativo Câmara Notícias, que exibe, em tempo real, todas as notícias sobre os debates e votações no Plenário e nas comissões, além de informações sobre a agenda da Casa e ações institucionais.

Os conteúdos trazem links para o texto integral das propostas em tramitação na Câmara e para arquivos de áudio e vídeo relacionados às notícias. Também podem ser acessadas entrevistas e outras atrações da TV e da Rádio Câmara. Na página inicial, um mecanismo de busca permite encontrar a notícia sobre o tema de interesse do usuário.

O menu traz a opção de listar as notícias mais recentes ou aquelas que estão destacadas no portal da Câmara na internet. Também é possível selecionar as reportagens por temas, como administração pública, educação, saúde e segurança.

Transparência
O aplicativo é resultado do esforço da Câmara em oferecer, cada vez mais, dados e informações por meio das interfaces de dispositivos móveis, aumentando o alcance das notícias e a transparência das atividades do Poder Legislativo.

A aplicação está disponível inicialmente para smartphones que utilizam a plataforma IOS (baixe aqui). A equipe de informática da Câmara trabalha agora na adaptação dos conteúdos para as plataformas Android e Windows Phone, entre outras. A previsão é que, nos próximos meses, o Câmara Notícias esteja disponível nos diversos sistemas operacionais encontrados no mercado.

Cabe ressaltar que já existe, há mais de um ano, um aplicativo com informações sobre as notícias da Câmara para o sistema Android, que pode ser baixado gratuitamente no celular. O modelo que acabou de sair é uma modernização do anterior.

Além disso, todo o conteúdo do aplicativo está disponível no Portal da Câmara, ou seja, não é necessário possuir um dispositivo com IOS para ter acesso à informação publicada pelo website. O aplicativo apenas fornece uma maneira mais conveniente de acessar o conteúdo a partir de smartphones.

Antes de dar início ao projeto, a área de informática da Câmara fez uma análise dos acessos de internautas ao website Câmara Notícias por aparelhos móveis e verificou que o acesso de dispositivos com IOS era bem superior aos com Android. Esse resultado foi fundamental para a decisão de implementar o IOS antes, já que atenderia, em um primeiro momento, a um número maior de pessoas interessadas no conteúdo produzido pela Câmara.

Da Redação – PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.