Ciência, tecnologia e Comunicações

Rádio Câmara discute criação de novas faculdades no Brasil

04/05/2007 - 12:13  

O programa Trocando Idéias, da Rádio Câmara, analisou hoje o Projeto de Lei 3340/00, que dá aos municípios o poder de decidir sobre a abertura de universidades. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), existem no País 2.380 instituições de ensino superior, sendo 2.000 particulares. Além disso, todos os anos, são abertas pelo menos 100 novas faculdades privadas - um mercado que não pára de crescer.

O projeto condiciona a criação de novos cursos superiores de Direito, Odontologia, Medicina, Psicologia e Veterinária à aprovação prévia de parecer dos respectivos conselhos regionais de classe. Assim, por meio dessas representações profissionais locais, os municípios que serão afetados com a criação do novo curso poderão se posicionar contra ou a favor a abertura da nova faculdade.

O aumento das vagas no ensino superior proporcionado pela criação de novas universidades particulares causa divergências. Os favoráveis a essa extensão argumentam que ficou mais fácil obter uma graduação e que a concorrência entre as faculdades reduz o preço das mensalidades. Os críticos alegam que esse aumento de cursos é responsável por crises no mercado de trabalho em várias áreas, como direito e odontologia.

Ouça o 1º bloco do programa
Ouça o 2º bloco do programa
Ouça o 3º bloco do programa
Como acessar a Rádio Câmara
Como retransmitir a Rádio Câmara

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3340/2000

Íntegra da proposta