Cidades e transportes

Norte de Tocantins poderá ganhar universidade federal

09/09/2005 - 13:33  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5782/05, do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que autoriza o governo federal a criar a Universidade Federal do Bico do Papagaio. A micro-região do Bico do Papagaio, no extremo norte de Tocantins, é integrada por 25 cidades, com área total de 15,8 mil km² e população aproximada de 180 mil pessoas. De acordo com o texto, a instituição terá sede na cidade de Augustinópolis.
A nova universidade deverá promover, além de atividades de graduação e pós-graduação, cursos de extensão com atenção voltada para as necessidades da população local.

Mão-de-obra qualificada
Ao defender a criação da universidade, Eduardo Gomes afirma que o crescimento econômico e social de Tocantins demanda mão-de-obra com qualificação em nível superior.
O deputado afirma ainda que a proposta segue a política do governo federal de favorecer a criação de universidades em regiões carentes de educação, além de interiorizar o ensino superior no País.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Educação e Cultura; de Trabalho, Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/RO

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5782/2005

Íntegra da proposta