Cidades e transportes

Câmara aprova projeto que muda o nome do Açude Castanhão, no Ceará, para Deputado Paes de Andrade

15/06/2018 - 12:17  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Danilo Forte (PSDB - CE)
Danilo Forte recomendou a aprovação das propostas

A Câmara aprovou o Projeto de Lei 1987/15, do deputado Domingos Neto (PSD-CE), que denomina Deputado Paes de Andrade o Açude Castanhão, no Ceará.

Advogado e político, Antonio Paes de Andrade (1927-2015) foi um dos principais integrantes do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Eleito pela primeira vez para o cargo de deputado federal em 1963, ele presidiu a Câmara de 1987 a 1989 — ano em que chegou a assumir interinamente a Presidência da República em mais de dez oportunidades. A proposta segue agora para o Senado.

O relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Danilo Forte (PSDB-CE), ressaltou que a homenagem a Paes de Andrade é uma iniciativa justa. “Paes de Andrade foi um parlamentar histórico desta Casa. Ele teve uma carreira política ímpar, vivenciou momentos emblemáticos do País ao longo de toda a sua vida pública e atuou firmemente pela nossa redemocratização”, afirmou.

Danilo Forte lembrou também que Paes de Andrade teve presença marcante nos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, que elaborou a Constituição de 1988.

Tramitação
O PL 1987/15, que tramitou em caráter conclusivo, já havia sido aprovado anteriormente pela Comissão de Cultura. Junto com ele, também foi aprovada pela Câmara uma proposta de idêntico teor apensada ao projeto principal: o PL 2024/15, do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

Reportagem – João Pitella Junior
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta