Cidades e transportes

Transferência da capital para o interior foi proposta em 1821

19/04/2010 - 16:22  

Quando o então presidente da Câmara, deputado Ranieri Mazzilli (PSD-SP), abriu os trabalhos da Casa na sua nova sede no dia 2 de maio de 1960, foi concluído um processo que combinou a ousadia de Juscelino Kubitscheck com a determinação do Congresso Nacional em transformar um País cujo desenvolvimento e povoamento estavam praticamente restritos a sua faixa litorânea.

A transferência da capital para Brasília foi uma das decisões de maior impacto na história do Congresso Nacional, que começou a ser escrita na Província do Rio de Janeiro em 17 de abril de 1823, quando foi aberta a Primeira Sessão Preparatória da Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império.

Saiba mais sobre a vida de José Bonifácio em documentário da TV Câmara.

Já naquela época, foi retomada a proposta de mudança da capital feita por José Bonifácio de Andrada e Silva, quando redigiu documento aos deputados paulistas que participaram das Cortes de Lisboa (1821). Ele sugeriu o nome Petrópolis ou Brasília para a nova capital.

O principal argumento de José Bonifácio, que ficou conhecido como o "Patriarca da Independência" após 1822, era o de que a cidade do Rio de Janeiro corria o constante risco de sofrer invasões, saques e pilhagens dos corsários franceses.

A primeira Assembleia Constituinte, no entanto, foi dissolvida e a Constituição de 1824, outorgada pelo Imperador D. Pedro I, não incorporou a tese da interiorização da capital.

Com a implantação da República, a mudança da capital ganhou força constitucional por meio da Carta Magna de 1891. Os textos posteriores (1934 e 1946) também determinavam a transferência da capital para o interior do País.

Foi a Constituição de 1946 que motivou a transferência da capital, apesar da resistência de parte da imprensa e de parlamentares que faziam oposição sistemática ao governo JK.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.