Cidades e transportes

Viação e Transportes aprova consulta para abrir ou fechar estradas

04/11/2008 - 14:12  

A Comissão de Viação e Transportes aprovou, na quarta-feira (29), o Projeto de Lei 6305/05, do deputado Clóvis Fecury (DEM-MA), que torna obrigatória a realização de audiências públicas com participação da população nos casos de abertura ou de fechamento de estradas.

O relator na comissão, deputado Lael Varella (DEM-MG), defendeu a aprovação do projeto por considerar que ele democratiza a "gestão pública, especialmente no que se refere ao setor de trânsito e transportes". Segundo a proposta, deverão ser ouvidas as pessoas que moram perto da rodovia e os usuários da estrada.

Ele lembra que a participação popular já é critério estabelecido pelo Estatuto da Cidade para obras que causem impactos significativos nas áreas urbanas e seus arredores, devendo ser elaborado estudo de impacto de vizinhança e garantida a gestão democrática da cidade, por meio de debates, audiências e consultas públicas.

Tramitação
O projeto já foi aprovado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e ainda será analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova debate prévio para abertura de estradas
Sinalização educativa poderá ser obrigatória em rodovia
Passarela em trecho urbano de BRs poderá ser obrigatória

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6305/2005

Íntegra da proposta