Cidades e transportes

Projeto cria universidade no interior de Pernambuco

30/07/2007 - 13:09  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 369/07, do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que prevê a criação da Fundação Universidade Federal do Agreste, com sede em Caruaru (PE). Se aprovada, a instituição também terá campi avançados nas cidades de Belo Jardim, Pesqueira, Bezerros, Limoeiro e Garanhuns.

Inocêncio defende a interiorização do ensino universitário, já que, na maioria dos estados, as universidades se localizam nos grandes centros urbanos. "Tem que se dar a interação entre a universidade e a sociedade no Brasil, e esse objetivo não pode ser atingido enquanto o ensino universitário público continuar geograficamente centralizado no litoral e nas capitais dos estados", avalia.

Potencialidades
Pelo projeto, a Fundação Universidade Federal do Agreste terá cursos nas áreas de agronomia, veterinária, biologia, medicina, história, geografia, engenharia hidráulica, antropologia cultural e sociologia rural, além de outros voltados para o melhor aproveitamento das potencialidades regionais.

Inocêncio Oliveira assinala que também devem ser adotadas disciplinas orientadas para a valorização da água, métodos e práticas de convívio com as secas, estudo das pragas e doenças tropicais, climatologia e hidrologia. "No Brasil, necessitamos de mais profissionais competentes nessas áreas de conhecimento, gente dedicada que tenha origem no meio rural, que conheça as suas populações e as suas necessidades", ressalta.

O deputado afirma que Pernambuco ainda é um exemplo da "indesejável elitização do ensino superior", com universidades públicas concentradas na capital, Recife, para onde se deslocam jovens do interior em busca de capacitação profissional. "Além de minar as chances dos jovens com menor poder aquisitivo, sem condições de se manterem na capital ou nas megalópoles, o fato repercute negativamente em diferentes setores, especialmente nos econômico e social", argumenta.

Inocêncio destaca que a migração de estudantes pressiona a demanda por emprego e moradia nas capitais, o que impõe ao poder público "investimentos infinitamente superiores aos necessários à implantação de universidades em regiões populacional e economicamente estratégicas".

Para ele, a interiorização da universidade em Pernambuco conteria o êxodo da população jovem. A população na faixa etária dos 17 aos 21 anos cresce a uma média de 4,5% ao ano no estado.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 369/2007

Íntegra da proposta