Agropecuária

Relator acolhe sugestões à MP sobre regularização fundiária

Parecer do senador Romero Jucá (PMDB-RR) poderá ser votado nesta quarta-feira

02/05/2017 - 19:22  

Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados
Comissão Mista sobre a MP 759/16, que dispõe sobre a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal. Sen. Romero Jucá
Romero Jucá: relatório prevê medidas para diminuir burocracia na regularização dos títulos de terras e simplificar processo de venda de imóveis da União

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 759/16, que trata da regularização fundiária, iniciou nesta terça-feira (2) a discussão do relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Na reunião, Jucá apresentou um adendo ao seu relatório de 261 páginas, acolhendo sugestões apresentadas pelos parlamentares.

Entre os principais pontos do relatório, segundo o senador, estão a diminuição de burocracia na regularização dos títulos de terras e a modernização e a simplificação no processo de venda de imóveis da União. A proposta contempla imóveis rurais e urbanos.

Jucá destacou que seu texto foi alterado em relação ao direito de laje, para obedecer a normas urbanísticas e de segurança. "Colocamos, também, uma legislação que prevê os condomínios de lotes, para que finalmente possamos dar efeito jurídico aos famosos condomínios fechados. Até o presente momento, os moradores desses condomínios não têm amparo jurídico, o que causa diversos problemas à gestão dessas áreas”, afirmou.

“Mantivemos o direito de ocupantes de baixa renda à gratuidade, no caso de regularização fundiária urbana de interesse social. Com apoio feito inclusive por diversos setores da oposição, contemplamos expressamente a demarcação urbanística no procedimento de regularização fundiária no Reurb, procedimento que era previsto na lei do programa Minha Casa, Minha Vida", acrescentou Jucá.

Assentamentos
Romero Jucá explicou que a proposta busca sanar vários problemas que foram gerados devido à demora nos processos de regularização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e também prevê rapidez na chamada "emancipação" dos assentamentos. Após 15 anos, eles serão consolidados automaticamente, a não ser que o Incra faça alguma ressalva.

Durante a reunião, os parlamentares da comissão fizeram sugestões para alterar a redação de alguns artigos ou pontos que consideraram que não ficaram muito claros. Jucá afirmou que irá analisar as propostas dos deputados e senadores.

A discussão será retomada nesta quarta-feira (3), quando também está prevista a votação do relatório final.

Saiba mais sobre a tramitação de MPs

Reportagem – Mônica Thaty
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta