Agropecuária

Agricultura e Desenvolvimento Agrário defendem importância do tabaco para economia

28/05/2014 - 11:07  

Representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e do Desenvolvimento Agrário defenderam há pouco a importância da produção do tabaco para a economia brasileira, durante seminário promovido pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

O seminário discute a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), assinada pelo Brasil e em vigor desde 2005, cujo objetivo é combater o tabagismo em todo o mundo. Entre outros pontos, a convenção estabelece que deverão ser buscadas alternativas economicamente viáveis para os trabalhadores produtores de tabaco nos países signatários.

Porém, segundo Sávio Rafael, do Ministério da Agricultura, até o momento isso não aconteceu no Brasil. “Devem ser propostas alternativas positivas para esses produtores, e não coercitivas e constrangedoras”, afirmou. De acordo com ele, a produção de fumo é uma das mais auto-sustentáveis do País, não dependendo do governo como outras culturas. Ele acrescentou ainda que o Brasil exporta a maior parte da sua produção: mais de 3 bilhões de dólares de fumo ao ano.

O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, também defendeu os produtores de tabaco. “Não são grandes produtores em geral, são pequenos produtores, que vivem dessa atividade”, salientou. Segundo ele, 656 municípios da Região Sul têm como atividade principal a lavoura do fumo. “O que vão fazer esses municípios se essa atividade for retirada?”, questionou, acrescentando que mudar a cadeia produtiva de um local não é tarefa fácil.

O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Hur Bem Silva, também salientou que os produtores de tabaco são sobretudo agricultores familiares, de baixa renda. “Temos obrigação de apoiar essas famílias”, destacou.

O seminário prossegue no plenário 7.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.