Agropecuária

Seguridade inclui pescador artesanal em pesca profissional

11/11/2009 - 20:49  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira a inclusão do pescador artesanal entre os pescadores profissionais previstos no Decreto-Lei 221/67. O decreto é a principal regulamentação da atividade pesqueira e a inclusão dá respaldo à pesca artesanal, que consta de várias leis mais recentes, mas não estava explicitada nessa legislação.

O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural ao Projeto de Lei 373/07, do deputado Flávio Bezerra (PRB-CE).

A relatora na Comissão de Seguridade, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), recomendou a aprovação do substitutivo, que esclarece as atividades do pescador artesanal. Ela ressalta que a conceituação atual desse profissional, segundo normas do Ministério da Previdência Social, deixa de contemplar diversos trabalhadores que desenvolvem a atividade pesqueira.

Mulheres
O autor do projeto, Flávio Bezerra, pretendia explicitar na legislação que as atividades de apoio à pesca artesanal, como a confecção de redes e conservação do barco, são parte integrante da profissão, o que daria mais segurança às mulheres de pescadores. No entanto, essa medida foi considerada desnecessária pelo relator da Comissão de Agricultura, deputado Domingos Dutra (PT-MA), uma vez que a pesca artesanal realizada em regime de economia familiar, o que inclui essas atividades, já está assegurada pela Constituição.

O PL 373/07 também deixa explícito que a economia familiar deve ser segurada no caso da pesca artesanal, modificando a Lei Orgânica da Seguridade Social (8.212/91) e a lei que define os planos de benefícios da Previdência Social (8.213/91). Embora considere a medida desnecessária, para não deixar dúvidas, o substitutivo da Comissão de Agricultura propõe a inclusão do regime de economia familiar no Decreto-Lei 221/67, que define a atividade.

Tramitação
A proposta, de caráter conclusivo, também foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Agricultura aprova adicional de insalubridade a pescadores
Agricultura aprova prorrogação de seguro-defeso em dez estados
Comissão aprova regularização de terras ocupadas por pescador
Comissão rejeita benefício a colônia de pescador artesanal
Trabalho aprova benefícios para pescadores artesanais
Agricultura aprova definição de categorias de pescadores
Pescadores criticam não reconhecimento de colônias como sindicatos
Comissão equipara associação e sindicato a colônia de pescador
Trabalho legaliza terras da União ocupadas por pescador artesanal
Trabalho aprova regras para pagar seguro-desemprego para pescador

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta