Política e Administração Pública

Concursos poderão ser gratuitos para desempregados

28/08/2006 - 08:43  

O Projeto de Lei 6956/06, do deputado Cabo Júlio (PMDB-MG), isenta os desempregados do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos federais. Para se beneficiar da medida, o candidato deverá apresentar no ato da inscrição a sua carteira de trabalho e uma declaração de que não exerce cargo público.
"É dramática a situação de tantos brasileiros que, além de estarem desempregados, ficam impossibilitados de concorrerem a cargos públicos pelo fato de não poderem arcar com o pagamento da taxa de inscrição no concurso", justifica o parlamentar.
De acordo com o projeto, o candidato que fornecer informações falsas será impedido de fazer as provas, além de ficar sujeito às sanções penais cabíveis. Se a fraude for descoberta depois da divulgação do resultado do concurso, o candidato será excluído da lista de aprovados ou terá revogado o ato de nomeação para o cargo.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será avaliado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. Ele foi apensado ao PL 777/03, que trata de assunto semelhante.

Da Reportagem
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6956/2006

Íntegra da proposta