Política e Administração Pública

Para Levy, governo precisa de “choque de eficiência” para sair da crise econômica

01/09/2015 - 21:30  

Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Audiência pública para discussão da situação financeira dos Estados, particularmente do Rio Grande do Sul, e as providências adotadas pelo Governo Federal para apoiar as Unidades da Federação. Ministro de Estado da Fazenda, Joaquim Levy
Levy: Vamos repensar o gasto. Ver como o governo pode impedir o desperdício, impedir a má aplicação, repensar os processos para reduzir as despesas.

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta terça-feira (1) que o governo federal precisará de um “choque de eficiência” para sair da situação de crise econômica.

“Vamos repensar o gasto. Ver como o governo continua provendo serviços importantes e impedir o desperdício, impedir a má aplicação, repensar os processos para o governo reduzir as despesas.”

O ministro participou de audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados sobre a situação financeira dos estados, particularmente do Rio Grande do Sul.

“Há um desafio para todo mundo. Para a sociedade, para o governo, e também para o Congresso, para botar a casa em ordem. É evidente que ela não está em ordem, e a gente precisa crescer e ter a confiança para não ver o dólar disparar", afirmou o ministro. Ele acrescentou que o momento atual vai exigir sacrifício do próprio governo, em especial para avaliar quais despesas são dispensáveis. Nesta terça-feira (1), o dólar bateu R$ 3,70 pela 1ª vez desde 2002.

Ponte fiscal
Segundo Levy, é necessário criar uma “ponte fiscal” para garantir a eficácia do ajuste pretendido pelo governo. “Esse negócio de aumentar o déficit para sair do buraco é bom quando não se está no buraco. Essa ponte significa um sacrifício para toda a sociedade, pessoas, empresas.”

O ministro aproveitou para criticar a aprovação de leis que criam mais despesas para a União. “O governo gasta e cada vez tem mais leis. Se a gente não quer mais impostos, temos de prestar atenção de não ter mais despesas, senão a conta não fecha.”

Segundo Levy, o Brasil passa hoje por uma situação parecida com o início dos anos 1980, após a chamada crise do petróleo, quando o preço da commodity aumentou drasticamente e o País deixou o chamado Milagre Econômico para um período de retração da economia. “Em termos de tamanho e persistência de choque estamos como em 1980.”

Reportagem - Tiago Miranda
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.