Política e Administração Pública

Calheiros quer foro permanente para ouvir governadores

13/03/2013 - 13:02  

No início do encontro que reúne pelo menos 22 governadores no Congresso Nacional, o presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu a criação de um foro permanente para ouvir as demandas dos chefes do executivo nos estados. “Nós não vamos concordar com a deformação da federação brasileira, precisamos buscar um acordo sobre propostas que promovam o equilíbrio dos entes federados”, afirmou Calheiros.

O presidente do Senado também destacou a derrubada pelo Congresso dos vetos impostos à lei de distribuição dos Royalties do Petróleo e a aprovação do Orçamento da União para 2013. Entretanto, para Calheiros, a derrubada dos vetos não é o melhor exemplo de como buscar o equilíbrio federativo. “Não sei se a apreciação dos royalties, da maneira como se fez, é a melhor maneira de garantir o equilíbrio entre os estados”, disse.

Ainda segundo Calheiros, o relatório do senador Valter Pinheiro sobre o projeto que trata de critérios de distribuição do Fundo de participação dos Estados deverá ser colocado em discussão no próximo dia 19.

A reunião com os governadores ocorre no Salão Negro do Congresso.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Westphalem

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.