Política e Administração Pública

Líderes governistas garantem que prorrogação da DRU será aprovada

07/11/2011 - 18:53  

Arquivo - Leonardo Prado
Lincoln Portela
Lincoln Portela afirma que liberação de emendas parlamentares não foi tema de reunião com Dilma.

O líder do PR na Câmara, deputado Lincoln Portela (MG), afirmou nesta segunda-feira (7) que a base aliada deu seu apoio à prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), prevista na Proposta de Emenda à Constituição 61/11. Os líderes da base se reuniram hoje com a presidente Dilma Rousseff para discutir o assunto e, segundo Portela, todos apoiaram a medida e garantiram sua aprovação.

O governo quer aprovar a prorrogação em primeiro turno nesta terça-feira (8), e precisa aprová-la na Câmara e no Senado até o fim do ano, quando a medida perde a validade. A DRU permite ao governo gastar livremente 20% dos recursos vinculados pela Constituição a despesas específicas.

Apesar de ter se declarado independente em relação ao governo depois da crise no Ministério dos Transportes, o líder afirmou que, no caso da DRU, está do mesmo lado do Executivo. Portella disse ainda que, embora a imprensa tenha divulgado que os deputados queriam pressionar o governo para a liberação de emendas parlamentares, o assunto não foi tratado na reunião.

O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), também negou que haja negociação da prorrogação da DRU em troca da liberação de emendas parlamentares. "Achamos correto que as emendas parlamentares sejam liberadas e estamos trabalhando para isso, mas não é uma negociação. O governo teve apenas de atrasar esses gastos (das emendas) para enfrentar a crise."

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que também participa do encontro, disse que o governo apresentou aos líderes informações sobre o encontro do G20, que reuniu na semana passada, na França, as maiores economias do mundo para discutir a crise econômica nos países europeus. Segundo ela, o prognóstico é que a crise seja longa e de maior gravidade do que se esperava, o que justifica a prorrogação da DRU.

O governo argumenta que essa flexibilidade, criada junto com o Plano Real, é importante para enfrentar crises como a atual.

Reunião de líderes
Neste terça-feira (8), às 11h30, os líderes governistas se reunirão na residência oficial do presidente da Câmara, Marco Maia, para discutir a estratégia de votação da PEC 61/11 no Plenário, que pode ocorrer à tarde.

Matéria atualizada às 19h40.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Daniella Cronemberger
Com informações da TV Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta