Política e Administração Pública

CCJ aprova criação de 14 cargos no Executivo; falta votar destaque

07/10/2009 - 12:43  

A Comissão de Constituição e Justiça aprovou há pouco a constitucionalidade do Projeto de Lei 3947/08, que cria 14 cargos em comissão do grupo Direção e Assessoramento Superior (DAS). Sete deles são destinados ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República e os outros sete ao Ministério da Justiça. O relator, deputado José Genoíno (PT-SP), defendeu a aprovação da proposta.

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) apresentou destaque excluindo do texto os cargos do Gabinete de Segurança. O destaque foi rejeitado, mas o DEM pediu verificação de votação e a reunião da CCJ caiu por falta de quorum.

Uma nova reunião foi convocada para amanhã às 10 horas para votar o destaque do DEM e os outros projetos remanescentes.

Funções
As contratações para o Gabinete de Segurança estão ligadas ao trabalho de prevenção e articulação do gerenciamento de crises; à segurança pessoal do presidente e do vice-presidente da República e seus respectivos familiares; e à prevenção do uso indevido de substâncias entorpecentes.

Já os cargos do Ministério da Justiça destinam-se ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), cujo objetivo é articular ações de segurança pública para a prevenção, controle e repressão da criminalidade, inclusive políticas sociais e de proteção às vítimas.

Tramitação
O Projeto de Lei 3947/08, que tramita em caráter conclusivo, também já foi aprovado pelas comissões de Trabalho e de Finanças.

Reportagem - Rodrigo Bittar
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3947/2008

Íntegra da proposta