Política e Administração Pública

Seguridade pede que TCU fiscalize verbas da saúde em Belém

02/10/2009 - 12:12  

A Comissão de Seguridade Social e Família encaminhou ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedido de fiscalização da aplicação de recursos federais do Fundo Nacional de Saúde em Belém (PA), repassados entre 2005 e 2008.

O pedido de fiscalização foi feito à comissão pela deputada Elcione Barbalho por meio da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 89/09, aprovada na quarta-feira (30). O relator da proposta, deputado Dr. Paulo Cesar (PR-RJ), recomendou o envio do pedido ao TCU.

A medida é uma das providências sugeridas pela comissão externa criada em março deste ano para apurar a situação da saúde pública no estado. A comissão recebeu relatório, elaborado pela Procuradoria da República no Pará, que evidencia a má aplicação de recursos na saúde pública do estado, resultando em problemas como a falta de médicos e medicamentos. "Além de má gestão, está cheirando a desvio dos recursos. A população está sofrendo com o descaso", afirmou Elcione.

Dr. Paulo Cesar sugeriu que a auditoria em Belém seja feita pelo TCU, que deverá informar a Comissão de Seguridade do resultado da fiscalização.

Notícias relacionadas:
Finanças e Tributação rejeita novo sistema de verbas para a Saúde

Reportagem - Noéli Nobre
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta