Política e Administração Pública

Comissão aprova redução de CSLL para prestador de serviço

13/08/2008 - 14:51  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 1255/07, do deputado Fernando de Fabinho (DEM-BA), que reduz de 32% para 12% da receita bruta a base de cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) devida pelas empresas de prestação de serviços em geral. A alíquota de 12% era aplicada antes da entrada em vigor da Lei 10.684/03.

A mudança também beneficia empresas que trabalham com a intermediação de negócios; administração, locação ou cessão de bens imóveis, móveis e direitos de qualquer natureza; prestação cumulativa e contínua de serviços de assessoria creditícia, mercadológica, gestão de crédito, seleção de riscos, administração de contas a pagar e a receber e compra de direitos creditórios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestação de serviços (factoring).

A proposta recebeu parecer favorável do relator na comissão, deputado Guilherme Campos (DEM-SP), que argumentou que o setor de serviços é importante para a geração de empregos e o crescimento econômico. "O sistema tributário brasileiro é particularmente distorcido em relação ao setor de serviços, penalizando-o em comparação a outros setores econômicos, como a indústria e a agricultura", afirmou.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada agora pelas pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
CSLL de entidade sem fim lucrativo pode ser reduzida
Proposta reduz CSLL para empresa com programas ambientais

Reportagem - Sílvia Mugnatto
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1255/2007

Íntegra da proposta