Câmara fará votações de segunda a quinta em março

27/02/2007 - 20:14  

O presidente Arlindo Chinaglia anunciou nesta terça-feira que, durante todo o mês de março, haverá votações em plenário de segunda a quinta-feira. Nesse período, a Câmara dará prioridade em março a projetos relacionados à segurança pública, a medidas provisórias, às propostas ligadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ao Projeto de Lei 2679/03, da Comissão Especial da Reforma Política.

Chinaglia informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs, em encontro realizado nesta terça no Palácio do Planalto, que sejam realizadas reuniões semanais entre ele e os presidentes da Câmara e do Senado. Segundo o parlamentar, Lula quer tomar conhecimento, de forma sistematizada, das propostas que serão votadas a cada semana.

Reforma Política
Arlindo Chinaglia afirmou que está analisando a sugestão do líder do PDT, deputado Miro Teixeira (RJ), de que o projeto da comissão que avaliou a reforma política na última legislatura seja votado em plenário. Ele disse também ter marcado uma reunião com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para esta sexta-feira (2). Na ocasião, a OAB deverá apresentar sua sugestão sobre a reforma.

O presidente não descartou a possibilidade de realização de uma comissão geral sobre o tema, mas reiterou que a discussão não será iniciada do zero, uma vez que há dois anos e meio os parlamentares já estudam o tema. Segundo ele, a inclusão do projeto na pauta servirá para que instituições e organizações da sociedade e os novos deputados possam tomar conhecimento das medidas e apresentar sugestões.

Prescrição retroativa
O presidente da Câmara informou ainda que foi marcada uma reunião de líderes para esta quinta-feira (1º) para que os deputados decidam sobre a inclusão do Projeto de Lei 1383/03 na pauta do plenário da próxima semana. O projeto acaba com a chamada prescrição retroativa, mecanismo previsto no Código Penal pelo qual o tempo de prescrição do crime pode começar a contar antes mesmo do recebimento da denúncia - ou seja, antes de o processo judicial ser iniciado.

Para amanhã (28), foi marcada uma reunião entre os representantes dos partidos e o relator do projeto, deputado Roberto Magalhães (PFL-PE), para esclarecer as dúvidas.

Notícias anteriores:
Câmara receberá proposta da OAB sobre reforma política
CCJ cria subcomissão para avaliar mudanças na lei penal
Frente se mobiliza contra redução da maioridade penal
Fim da prescrição retroativa ganha regime de urgência
Votações de 2007 incluirão reformas política e tributária

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.