Cidades e transportes

Comissão externa que acompanha dívida de Betim com construtora vota parecer

22/11/2017 - 08:35  

A comissão externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar a suposta dívida do município de Betim (MG) com a construtora Andrade Gutierrez reúne-se hoje para discutir e votar o parecer do relator, deputado Marcelo Álvaro Antônio (PR-MG).

A suposta dívida teria origem em 1979, quando a prefeitura de Betim firmou contrato com a Andrade Gutierrez para construção de obras de saneamento, no valor inicial de 268 milhões de cruzeiros (moeda da época).

O contrato sofreu cinco aditamentos, em um período de três anos, o que majorou em 400% o custo inicial da obra. Também foi desrespeitado o prazo inicial de conclusão, de 330 dias.

Em 1982, representantes da prefeitura e da construtora assinaram um documento no qual reconheceram o encerramento das obras, bem como uma dívida a pagar no valor de 709 milhões de cruzeiros.

A comissão externa foi criada para verificar a execução das obras e avaliar a aplicação dos recursos objeto da cobrança da suposta dívida.

No dia 30 de outubro, integrantes da comissão estiveram em Betim. “Todas as obras são subterrâneas, sem possibilidade de que seja analisada sua execução”, afirmou o relator, que defende o envio do assunto ao Tribunal de Contas União (TCU).

O relator recomenda a execução da Proposta de Fiscalização e Controle 133/17, do deputado Welinton Prado (Pros-MG), que pede que o TCU analise todos os repasses feitos à Andrade Gutierrez e audite a existência da dívida. Álvaro Antônio pede ainda a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o assunto.

A comissão externa reúne-se a partir das 11h30, no plenário 16. A reunião poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta