Política e Administração Pública

Plenário e comissões foram adaptados para deputados cadeirantes

28/01/2011 - 17:27  

Os novos deputados contam com um plenário reformado, para atender às pessoas com deficiência. Três dos parlamentares que tomam posse nesta terça-feira usam cadeira de rodas: Mara Gabrilli (PSB-SP), Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) e Walter Tosta (PMN-MG). Foi criado um espaço reservado para cada um deles nas pontas do corredor central de acesso ao Plenário, onde foram instalados microfones. "Essa medida possibilita que os cadeirantes usem o microfone para apartes", diz o diretor da Coordenação de Projetos da Câmara, Maurício Matta. Para que possam acessar a tribuna, foi instalada uma plataforma elevatória para cadeiras de rodas.

Mara Gabrilli é tetraplégica e conta com a ajuda de uma assessora, pois só movimenta os olhos e toda a cabeça. Ela vai votar usando um equipamento especial semelhante ao que já utilizava na Assembleia Legislativa de São Paulo, mas desenvolvido pela Câmara dos Deputados.

A coordenadora do programa de acessibilidade da Câmara, Adriana Jannuzzi, informa que a Casa também comprou triciclos motorizados para a mobilidade de pessoas com deficiência e melhorou a sinalização dos banheiros adaptados. Essas iniciativas foram tomadas como parte de um programa de acessiilidade que ocorre desde 2004.

Maurício informou ainda que, no recesso do final deste ano, serão implementados recursos para que os cadeirantes possam ter acesso à mesa da presidência no Plenário.

Os três deputados cadeirantes também receberam vagas demarcadas no Anexo 4.

Comissões
As comissões também sofreram reformas para receber os novos deputados. Foram criadas áreas reservadas para cadeirantes e feitas obras para garantir o acesso do cadeirante à área da mesa. Dos 16 plenários existentes, apenas dois ainda não foram reformados.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Patricia Roedel

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.