Institucional

Exposição, documentário e sessão solene celebram trajetória política de Luís Eduardo Magalhães

25/04/2018 - 12:32  

A Câmara dos Deputados lança, nesta quarta-feira (25), a exposição “Luís Eduardo, 20 anos depois”, além de um documentário produzido pela TV Câmara e de uma publicação, com fotos e depoimentos de políticos e jornalistas, elaborada pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados. A mostra ocorre na galeria de arte do Salão Nobre e pode ser visitada até o dia 5 de maio.

Também foi realizada, pela manhã, uma sessão solene em alusão aos 20 anos de falecimento de Luís Eduardo Magalhães, ex-presidente da Casa. Durante a homenagem no Plenário Ulysses Guimarães, houve discursos de diversos deputados e um vídeo relembrando a trajetória política de Luís Eduardo.

Exposição

A mostra fotográfica “Luís Eduardo, 20 anos depois” resgata um capítulo da história recente, ao evocar a trajetória do ex-deputado federal Luís Eduardo Magalhães, que morreu em 21 de abril de 1998, aos 43 anos de idade, quando era líder do governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) na Câmara.

Filho do ex-senador Antônio Carlos Magalhães, o deputado constituinte Luís Eduardo adquiriu desde cedo uma forma particular de fazer política, aliando tolerância e persistência, empatia e abertura ao diálogo. Trabalhou para consolidar a transição democrática e alcançou prestígio político mesmo entre parlamentares de ideias antagônicas às dele.

Tendo cumprido três mandatos consecutivos na Câmara, Luís Eduardo Magalhães presidiu esta Casa de fevereiro de 1995 a fevereiro de 1997, e ainda hoje é lembrado por homens públicos contemporâneos como figura de grande poder de articulação política.

Esta exposição, que lembra a trajetória parlamentar de Luís Eduardo Magalhães, foi possível com a colaboração da família Magalhães, do acervo fotográfico dos jornais Correio da Bahia, A Tarde, O Globo, da Câmara dos Deputados e da Editora Abril.

Vida e legado

1955 – Nasce no dia 16 de março em Salvador, Bahia, filho do senador Antônio Carlos Magalhães e de dona Arlete
1973 – Nomeado aos 18 anos como oficial de gabinete do governo da Bahia, quando o pai foi governador da Bahia pela primeira vez. Exerceu essa função até 1975.
1975 – Assume a chefia de gabinete do primeiro secretário da Assembleia Legislativa da Bahia, cargo que ocupa até 1979.
1977 - Casa-se com Michelle Marie Pimentel, com quem teve três filhos: Paula, Carolina e Luís Eduardo Filho.
1979 – Eleito deputado estadual pela primeira vez, pela ARENA – Aliança Renovadora Nacional. Foi reeleito pelo Partido Democrático Social (PDS), exercendo novo mandato de 1983 a 1987.
1981 – Forma-se em Direito na Universidade Federal da Bahia
1983 – Torna-se Presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia, mandato de 1983 a 1985
1987 – Eleito deputado federal constituinte pelo Partido da Frente Liberal (PFL), e reeleito para outros dois mandatos consecutivos até sua morte. Em seu último mandato foi o candidato mais votado da Bahia, com 138 mil votos.
1995 – Eleito presidente da Câmara dos Deputados, cargo exercido até 1997.
1995 – Por duas vezes assume a Presidência da República na ausência do presidente FHC e de seu vice, Marco Maciel, em 17 de outubro e de 5 a 8 de novembro de 1995.
1998 – Falecimento no dia 21 de abril, após infarto.