Cultura

Exposição coletiva Novos Ângulos abre visitações a partir desta quarta-feira (5)

04/07/2017 - 11:30  

O Centro Cultural Câmara dos Deputados convida para a exposição fotográfica coletiva "Novos Ângulos", dos artistas Denise Vourakis, Ingrid Boer e Salveci dos Santos. A visitação ocorre de 5 de julho a 2 de agosto, de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV.

A mostra apresenta fotografias digitais manipuladas em programas de edição de imagens com diferentes recortes, colagens, montagens e repetições de ângulos que criam novas realidades. Participam os artistas Denise Vourakis, Ingrid Boer e Salveci dos Santos.

Denise Vourakis traz para a exposição a série DesOrdem, com fotografias que têm como foco a repetição de imagens e texturas. Nascida no Rio de Janeiro, a artista plástica é psicóloga, arte-educadora, arte-terapeuta e psicoterapeuta. Durante o curso de Psicologia na Universidade de Brasília (UnB), descobriu uma forma de aliar seus dois interesses profissionais mais relevantes - a arte e a psicologia - que se transformaram em arte-terapia. Já participou de exposições individuais e coletivas em Brasília.

Já Ingrid Boer apresenta a exposição Admirável Mundo Novo, que ilustra a visão que ela tem do “futuro novo mundo depois da tempestade”, baseada na obra homônima do escritor inglês Aldous Huxley, publicada no ano de 1932, que, por sua vez, tomou o título emprestado de uma frase da peça teatral "Tempestade", de William Shakespeare. Nascida na Alemanha em 1936, Ingrid mudou-se para o Brasil em 1969 e reside em Arraial D’Ajuda (BA) desde 1999. Realizou sua primeira exposição em 2009, aos 73 anos, e desde então participa de mostras individuais e coletivas pelo Brasil.

Para fechar, Salveci dos Santos apresenta a série Apopsi, com fotos de monumentos e do céu de Brasília, estilizadas com base na mitologia grega e nas histórias bíblicas. Nascido em Bom Jesus da Lapa (BA), o artista também é músico, fotógrafo e professor, além de membro do Conselho Regional de Cultura da Administração Regional de Santa Maria, cidade satélite do DF onde mora. Sua carreira como fotógrafo de paisagens teve reconhecimento em 2007, quando realizou a exposição Jardins da Alvorada, no Palácio do Planalto. Esse foi o marco inicial de uma série de 26 exposições individuais no Centro-Oeste, além de ilustrações e capas de livros. Em 2012, conquistou o Prêmio Fotógrafo do Centro-Oeste.

Serviço

Exposição fotográfica coletiva Novos Ângulos

Data: 5 de julho a 2 de agosto de 2017

Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h