Valcke e Marin serão convidados pela CTD para debater sobre o legado da Copa no Brasil

Com pauta de 17 itens, discutidos durante duas horas e meia – com espaço para o anúncio da eleição do Papa Francisco I –, o deputado Romário estreou nesta quarta-feira na presidência das sessões ordinárias da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara.
13/03/2013 19h16

André Abrahão

Valcke e Marin serão convidados pela CTD  para debater sobre o legado da Copa no Brasil

Reunião Deliberativa da CTD

O primeiro requerimento aprovado pelos parlamentares foi do deputado Afonso Hamm (PP/RS), convidando o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa 2014, José Maria Marin. Eles participarão de uma audiência pública na CTD para debaterem especificamente sobre o artigo 29 da Lei Geral da Copa.

O artigo 29 trata da destinação de recursos, por conta do lucro que a FIFA obterá com a Copa, para a construção de centros de treinamentos de futebol, destinados às categorias de base, e para projetos esportivos para pessoas com deficiência.

Na audiência pública, em data a ser marcada, os deputados querem discutir como ocorrerão os investimentos da FIFA e do COL nesses projetos que são considerados “legados da Copa”.

Segundo o deputado Afonso Hamm, essa iniciativa foi aplicada na África do Sul, que sediou o Mundial de Futebol, em 2010. “Dos vinte centros lá existentes, cinco já estão implantados e funcionando”, disse o parlamentar.

“A FIFA, entidade que mais se beneficiará financeiramente da Copa do Mundo, pode oferecer parte de seus ganhos para esses dois objetivos de alcance social e esportivo de nossa população”, reforçou o deputado Romário.

Afonso Hamm lembrou que depois da aprovação da Lei Geral da Copa pelo Congresso Nacional, em 2012, sentiu um distanciamento da FIFA e do COL. Por isso, também apresentou requerimento, aprovado, para discutir com as autoridades do COL, principalmente, sobre um trabalho integrado com o Parlamento.

“Os compromissos assumidos não podem ficar no esquecimento. “Precisamos ter a garantia do presidente do COL e da CBF (José Maria Marin) sobre os investimentos pós-Copa, pois o lucro desse evento está garantido”, argumentou Afonso Hamm.

O deputado Romário pediu que nessa audiência pública os ex-jogadores Bebeto e Ronaldo, membros do COL, e Ricardo Trade, executivo do órgão, também sejam convidados.

O deputado Vicente Cândido (PT-SP) sugeriu que a vinda de José Maria Marin à Comissão de Turismo e Desporto servisse para responder questionamentos do deputado Romário, que no ano passado protocolou pedido de uma CPI para investigar ações da CBF.

“Se as respostas do presidente da CBF satisfizerem, talvez seja o caso de retirada do pedido de CPI”, argumentou o deputado paulista.

O deputado Romário contestou a proposta de seu colega, argumentando que “há uma grande diferença entre audiência pública e uma CPI. A CPI implica em investigações mais detalhadas que sugeri investigar, o que não seria possível numa audiência pública que é realizada com tempo limitado”.

Olímpicos e ministros

Em outros requerimentos, a CTD aprovou convidar o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, os ministros do Turismo, Gastão Vieira, do Esporte,  Aldo Rebelo, e das  Cidades Aguinaldo Velloso, para, em audiências públicas específicas, apresentarem um balanço de suas respectivas áreas, com vistas aos megaeventos programados para o país, a partir de junho, com a realização da Copa das Confederações.

“Na última vez que o ministro Aguinaldo Velloso esteve nesta casa trouxe informações assustadoras em termos de legados comunitários e benefícios para a população. Espero que, agora, traga notícias melhores”, disse o deputado Deley (PSC/RJ).

A sessão desta quarta-feira começou com um minuto de silêncio, sugerida pelo presidente da CTD, deputado Romário, em homenagem póstuma ao ex-presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Wilson Fittipaldi, morto na última segunda-feira. “Fittipaldi foi pioneiro no nosso automobilismo, criou a tradicional prova Mil Milhas Brasileiras, foi radialista e deixou um expressivo legado para o nosso esporte”, afirmou o deputado Romário.

Projetos aprovados

No encerramento da sessão, os membros da CTD aprovaram dois projetos de lei. O primeiro (nº 7.500/2010), do deputado Jorge Tadeu Mudalen, “dando competência aos Conselhos Federais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e ao de Educação para criar normas de referências relativas à proporcionalidade entre alunos e profissionais nos estabelecimentos que demandam as atividades por ele fiscalizadas”.

O outro projeto de lei (nº 1.132/2011) aprovado, do deputado Jânio Natal, dispõe sobre o acesso gratuito a praças desportivas mantidos pelo Poder Público, para ex-atletas profissionais”.