Relações entre a ditadura e o futebol é tema de audiência pública ainda neste semestre

É do deputado Romário (PSB/RJ) a proposta para que a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) debata sobre um dos temas mais atuais da história do Brasil: a recuperação da verdade nas relações entre dirigentes do futebol e a ditadura militar.
20/03/2013 17h00

"Não há dúvidas de que o esporte provoca emoções, mas que, muitas vezes, contribuem para esconder ações outras que nem sempre são capítulos transparentes de nossa história", argumentou o deputado.

Presidente da CTD, Romário assim justificou o seu pedido de audiência pública:

"Recentemente esta Casa - e a Comissão de Turismo e Desporto, em particular - passou a pedir a atualização de informações acerca do atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, e seu vínculo com o regime militar que governou o Brasil entre 1964 e 1988. Naquele período, a euforia pela conquista do tricampeonato Mundial de futebol no México, em 1970, contribuiu para esconder arbitrariedades que ainda nos envergonham e que, aos poucos, são trazidas à luz pela Comissão da Verdade, instaurada pela presidenta Dilma Rousseff".

 

Audiência conjunta

 

A proposta foi aprovada, mas para a realização de uma audiência conjunta com a subcomissão parlamentar Verdade e Justiça, coordenada pela deputada Luiza Erundina (PSB/SP).

A CTD também aprovou convidar as seguintes autoridades para a audiência pública, que deverá ser realizada ainda neste semestre: Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da Comissão Nacional da Verdade, Afonsinho, ex-jogador de futebol, jornalista Lúcio de Castro, que produziu extensa reportagem sobre o tema "Futebol e Ditadura", e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin.