Demissão em massa de professores da FMU será discutida em evento da Comissão

A redução de 20% do quadro de professores da instituição Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), será discutida em um seminário promovido pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) na noite da próxima segunda-feira (14) no Auditório do Sindicato dos Eletricitários, em São Paulo. O deputado Orlando Silva (PCdoB/SP) que representará a CTASP na ocasião, é também o requerente do encontro.
10/08/2017 18h24

Em junho deste ano a FMU demitiu 250 dos professores que faziam parte do corpo docente do estabelecimento de ensino, sob a justificativa de mudanças curriculares nos cursos da instituição. A medida, que ocorreu no final de semestre letivo em andamento, é vista pela comissão como uma diligência emergencial por violar direitos dos trabalhadores, tendo em vista que “há um risco iminente para os estudantes, tendo em vista que haverá uma sobrecarga de trabalho para os professores que continuam na instituição", defendeu o deputado Orlando Silva.

As questões de trabalho e educação afetadas pela demissão dos professores, assim como as motivações para a decisão, são questionadas também por uma Comissão Externa composta pelos deputados Orlando Silva (PCdoB/SP), Vicentinho (PT-SP) e Roberto de Lucena (PV-SP), que participarão conjuntamente do evento. Com a medida tomada pela FMU, a nota de avaliação perante o Ministério da Educação aumenta e promove, porém, mudanças que prejudicam os estudantes e trabalhadores.

Foram convidados para participar do Seminário Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, o Ministro da Educação, José Mendonça Filho, representantes do Tribunal Regional do Trabalho do Estado de São Paulo, da Faculdades Metropolitanas Unidas, do Sindicato dos Professores de São Paulo e representantes estudantis, como as presidentes da União Nacional dos Estudantes, da União Estadual dos Estudantes de São Paulo e a Diretora do Diretório Central dos Estudantes das Faculdades Metropolitanas Unidas.

por com Lis Gabriela Cappi