Comissão apresenta resultado dos trabalhos em 2017

Com requerimento (REQ 324/2017) do presidente da comissão, em 2017, o deputado Orlando Silva (PCdoB/SP), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público produziu dois livros digitais sobre seminários que trataram de temas importantes, um deles sobre os desafios para a reindustrialização do Brasil e o outro sobre as questões de discriminação de trabalhadores LGBT e negros no mundo do trabalho.
03/04/2018 21h40

As publicações digitais apresentam debates e desafios para o Estado brasileiro e organizações da sociedade civil quanto aos desafios para reindustrializar o país e sobre a inclusão da população LGBT e negra no mercado de trabalho.

 

Seminários

Com o tema “Desafios para a Reindustrialização Nacional”, a Indústria 4.0 foi pauta no encontro que reuniu especialistas e gestores, colocando em evidência a urgência do Brasil em retomar políticas de combate à desindustrialização e de desenvolvimento da reindustrialização à luz da nova realidade produtiva, tecnológica e de qualificação profissional.

Segundo Ronaldo Carmona, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) e participante convidado, “a Indústria segue sendo o setor de atividade econômica mais capaz de difundir o progresso técnico por toda a economia, tendo em vista sua necessidade continua de gerar produtos e de aperfeiçoar o processo produtivo.”

Para isso “é preciso melhorar o ambiente de negócios, a regulação, as relações de trabalho. No caso da infraestrutura, por meio da participação do capital privado, porque o Estado não tem recursos. O tamanho do deficit fiscal é colossal”, afirmou o gerente-executivo de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco.

 

:: Clique aqui e acesse/baixe a publicação

 

Com o título "LGBTfobia e Racismo no Mundo do Trabalho”, o seminário trouxe especialistas e convidados para discutir as dificuldades de acesso ao trabalho e para apontar mudanças que proporcionem uma melhor condição para negros e a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

Um dos temas-chave do seminário foi a inserção trabalhista de transexuais e travestis no mundo do trabalho formal, tendo em vista que 90% dessa população tem, ou já teve, a necessidade de utilizar-se da prostituição como fonte de renda, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Ao comentar sobre essas questões em sua participação, o convidado Vinício Brígido, relata que “no Brasil, as pessoas que não se enquadram como brancas, letradas, cis [que se identifica com o sexo com o qual nasceu], heterossexuais e de classe detentora de poder econômico acabam tendo seus direitos cessados e suas vozes caladas”. Em outras palavras, faltam vagas para negros, homossexuais e travestis.

O pesquisador Richard Santos, Doutor em Ciências Sociais pelo ICS-ELA (UnB), registra em seu artigo que “o racismo está presente em nosso cotidiano e seus signos são balizadores para a incorporação ou não do profissional não branco no ambiente de trabalho, na seleção do departamento de recursos humanos ou na lida diária com os demais trabalhadores de uma empresa.”

 

::Clique aqui e acesse/baixe a publicação

 

Relatório de atividades

Para prestação de contas e  promoção da transparência, a Comissão produziu e imprimirá, em formato de revista, um balanço das atividades do colegiado com destaque para distintas pautas que beneficiaram trabalhadores e sociedade, desde regulamentação de profissões a administração de serviços e fundos públicos.

:: Clique aqui e acesse/baixe a revista - CTASP em Revista

 

Também foi produzido o Relatório técnico sobre os resultados da Comissão em 2017.

:: Clique aqui e acesse/baixe o relatório

 

Boa leitura!

 

por AsCom.CTASP com Federico Vázquez