Embaixador da Ucrânia afirma que país não abre mão da Criméia

Brasília – O embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, afirmou nesta terça-feira, 11, em reunião com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que o seu país não abrirá mão da Criméia, território que será objeto de referendum para posterior anexação ao território russo. "A Ucrânia não quer guerra com a Rússia, mas não aceitamos o comportamento brutal e violento que estamos recebendo. A Ucrânia é um Estado soberano e independente, com território íntegro e inviolável, e qualquer intervenção aos nossos assuntos internos é inadmissível", afirmou Tronenko.
11/03/2014 15h55

Foto: Marcelo Rech

Embaixador da Ucrânia afirma que país não abre mão da Criméia

Rostyslav Tronenko fala sobre a crise na Ucrânia aos deputados Eduardo Barbosa e Antonio Carlos Mendes Thame em reunião na CREDN

Eduardo Barbosa lembrou que nesta quarta-feira, 12, a CREDN votará dois requerimentos sobre a crise na Ucrânia. Um de autoria do deputado Claudio Cajado (DEM-BA), presidente do Grupo de Amizade Brasil – Ucrânia, exortando as partes a que busquem uma solução pacífica para a crise, reafirmando o direito territorial ucraniano. O presidente da CREDN subscreverá com o colega Angelo Vanhoni (PT-PR), requerimento para que seja realizada audiência pública sobre o tema com a presença de diplomatas brasileiros e integrantes da comunidade ucraniana no Brasil.

Barbosa está preocupado com a evolução da crise e o impacto que a mesma produzirá principalmente nas relações bilaterais. "Temos importantes acordos com a Ucrânia, econômicos e comerciais, mas também estratégicos como aquele que deu origem à binacional Alcântara Cyclone Space que prevê lançamentos já a partir de 2015", explicou.

Presente ao encontro, o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), lamentou o silêncio brasileiro em relação à crise e lembrou que a Constituição do Brasil prima, entre outras coisas, pelo respeito à autodeterminação dos povos e a não ingerência.

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br