Em audiência presidida por parlamentar alagoano, ministro da Defesa apresenta prioridades e defende recursos

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara (CREDN), presidida pelo Deputado Pedro Vilela (PSDB/AL), realizou audiência pública nesta terça-feira (22) com a participação do ministro da Defesa, Raul Jungmann. Além de Vilela, os deputados Claudio Cajado (DEM/BA), Vanderlei Macris (PSDB/SP) e Jô Moraes (PCdoB/MG) foram requerentes da audiência, na qual foram apresentados os planos da área para os próximos anos.
25/11/2016 15h35

De acordo com Jungmann, os investimentos prioritários da pasta estão calculados em cerca de R$ 122 bilhões. Por esse motivo, o ministro pediu aos integrantes do Colegiado que ajudem a fazer com que o Congresso garanta, no Orçamento do próximo ano, o volume de recursos necessários para a continuidade de projetos considerados prioritários para a Defesa brasileira.

Segundo o ministro, a pasta ainda precisaria de R$ 95 bilhões para realizar ações estratégicas como estaleiros e base naval para a frota de submarina nacional, construção de submarinos nucleares e modernização de blindados usados para transporte das tropas e para ataque e defesa.

Durante a audiência, Jungmann citou como algumas das ameaças da área a questão tecnológica no campo militar e a vulnerabilidade dos sistemas de informação. Ele destacou ainda o crime organizado transnacional e a deterioração da segurança pública em alguns estados. O ministro fez também um alerta sobre a situação atual do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). Assim como os parlamentares, destacou que muitos dos problemas das capitais brasileiras ocorrem por causa da precariedade no controle das fronteiras – realidade que o Governo Federal pretende mudar.

Além do Ministro da Defesa, também participaram da Audiência o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o Comandante do Exército Brasileiro , General Eduardo Dias da Costa Vilas Bôas; e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.
 

Juliana Hagiwara

     Jornalista

(61) 9877-4558

(61) 3215-5705