Crise política venezuelana será tema de audiência na CREDN

Brasília – A crise política venezuelana será tema de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) na próxima quarta-feira , 14, com as presenças da ex-deputada María Corina Machado, do presidente da Comissão Permanente de Política Exterior, Soberania e Integração da Assembleia Nacional da Venezuela, deputado Leomagno Flores, da jornalista do Canal Globovisión, Vanessa Silva, e dos professores Igor Fuser e Gilberto Maringoni, da Universidade Federal do ABC, em São Paulo.
08/05/2014 16h45

Foto: Alexssandro Loyola

Crise política venezuelana será tema de audiência na CREDN

CREDN recebe estudantes da Venezuela que denunciaram violações de direitos humanos no país

"Desde o início do ano, temos acompanhado a evolução da crise política e institucional na Venezuela, e todos os seus desdobramentos, inclusive no âmbito da UNASUL com o grupo de chanceleres que atuam como facilitadores do diálogo entre o governo e a oposição. Nesta oportunidade, vamos poder saber em detalhes qual tem sido o papel exercido pelo Brasil no contexto da crise", explicou Barbosa.

Denúncias

Nesta quarta-feira, 7, a CREDN recebeu três estudantes venezuelanos que vieram ao Brasil para denunciar a situação de violência e desrespeito aos direitos humanos naquele país. Gabriel Lugo, Eusebio Costa e Vicente D’Arago, afirmaram que há uma sistemática violação dos direitos humanos por parte do governo do presidente Nicolas Maduro. Eles reclamaram ainda que armas fabricadas no Brasil estão sendo utilizadas na repressão aos protestos na Venezuela.

Segundo Eduardo Barbosa, "existe o sentimento claro desta comissão de estar acompanhando o que acontece na Venezuela porque a nossa luta é pela garantia permanente da liberdade. Entendemos que a democracia não se concentra apenas no processo eleitoral, mas reflete a democracia, sobretudo a livre expressão, a capacidade de organização da sociedade e que essa organização esteja em todas as esferas de poder".

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br