CREDN discutirá com a Defesa a produção de munições cluster

Brasília – Por requerimento da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) discutirá com o ministério da Defesa, a produção de munições clusters. De acordo com a Cruz Vermelha Internacional, as munições cluster são armas compostas por uma caixa que se abre no ar e espalha inúmeras submunições explosivas ou sub-bombas sobre uma ampla área. Dependendo do modelo, o número de submunições pode variar de várias dezenas a mais de 600. As munições cluster podem ser lançadas via aeronaves, artilharia e mísseis.
23/04/2014 19h38

Foto: Marcelo Rech

CREDN discutirá com a Defesa a produção de munições cluster

Jaqueline Roriz quer saber da Defesa as razões para o Brasil não ter firmado o Tratado de Oslo

Jaqueline Roriz quer ouvir o ministro da Defesa, Celso Amorim, o professor Cristian Ricardo Wittmann, da Universidade Federal do Pampa, especialista em temas de desarmamento, e o Embaixador Sérgio de Queiroz Duarte, Alto Representante do Secretário-Geral das Nações Unidas para Desarmamento.

Ela informou que em 2012, os países membros da Convenção para Armas Convencionais de 1981 discutiram a possibilidade de estender o Tratado para cobrir minas, o que poderia incluir as munições clusters, mas as negociações não avançaram. “O Brasil apoiou a restrição, mas não o banimento. Hoje, existem dois países produtores na América: Estados Unidos e Brasil”, explicou.

A deputada revelou ainda que quatro empresas brasileiras produzem as bombas: Avibras Aeroespacial, Britanite Indústrias Químicas, Ares Aeroespacial e Defesa LTDA, e a Target Engenharia e Comércio LTDA. “Irã, Iraque e Arábia Saudita são clientes do Brasil”, afirmou.

Jaqueline Roriz quer saber também as razões que levaram o Brasil a não assinar o Tratado de Oslo de 2008 que proíbe o uso, o desenvolvimento, a produção, a aquisição, o armazenamento, a retenção e a transferência de munição cluster. Também proíbe assistir, fomentar ou induzir alguém a se envolver nessas atividades.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br