Brasil terá Capítulo da Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção

Brasília – Será instalada nesta terça-feira, 18, às 14h30, Plenário 4, em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, o Capítulo Brasileiro da Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção (GOPAC). A iniciativa é do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP).
17/06/2013 17h00

Foto: Zeca Ribeiro

Brasil terá Capítulo da Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção

Dep. Mendes Thame

A Gopac é uma rede internacional de parlamentares dedicados à boa governança e ao combate à corrupção, criada em 2002 e integrada por parlamentares de 40 países.

Segundo ele, "A atividade principal do Capítulo Brasileiro do GOPAC será fornecer informações, apresentar e definir metodologias por meio de workshops e outros encontros, sempre com o objetivo de se definir instrumentos de combate a corrupção".

Os deputados e senadores membros deverão desenvolver diversos trabalhos, incluindo a apresentação de projetos de lei e para a melhoria da fiscalização dos parlamentares utilizando os mecanismos previstos na Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, com ênfase na comunicação e assistência contínuas.

De acordo com o deputado, "com a assinatura da Convenção da ONU contra a Corrupção, os Estados Partes ficam obrigados a cumprir os seus dispositivos, sob pena de sofrerem pressão da comunidade internacional". No Brasil, a Convenção da ONU contra Corrupção foi ratificada em 18 de maio de 2005, e promulgada em 31 de janeiro de 2006.

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista responsável: Marcelo Rech

Fone: 55 61 3216-6737

E-mail: marcelo.rech@camara.gov.br

Web: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn