CLP vai ampliar debate sobre PEC da Previdência

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados irá colocar em pauta a reforma previdenciária. No dia 15 houve o lançamento do Ciclo de Debates para discutir a Proposta de Tema: Emenda à Constituição nº 287/16, que trata da Reforma da Previdência Social. A sugestão foi do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).
16/12/2016 08h00

PCdoBnaCâmara

CLP vai ampliar debate sobre PEC da Previdência

Em reuniões ocorridas nos dias 13 e 14), na Câmara dos Deputados, o Sindilegis, por meio do vice-presidente para o Senado, Petrus Elesbão, juntamente com o diretor de benefícios Helder Azevedo, solicitou ao presidente da CLP, deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), a ampliação do debate sobre a PEC 287/2016, que trata da Reforma da Previdência. O deputado acatou a solicitação e se disponibilizou colocar em pauta na CLP a realização de vários debates, inclusive percorrendo em todos os estados brasileiros, para tratar da questão.

“Entendo que é importante discutir todos os pontos da PEC da Previdência, pois irá interferir na vida de todos os cidadãos brasileiros”, afirmou Chico Lopes.

O primeiro encontro ocorreu em Brasília, no dia 15. “Quem vai ministrar a palestra são consultores da Câmara dos Deputados e do Senado Federal especialistas em previdência. A partir daí, vamos apresentar substitutivos que não prejudiquem os servidores, de forma a desmistificar essa versão do Governo”, explicou Elesbão sobre a atuação do Sindilegis.

Helder Azevedo explica que “a Secretaria da Previdência abriu a possibilidade de aceitar sugestões e vamos apresentar alterações nesse texto. O Governo deu o prazo até terça-feira (20) para nossas manifestações. E independentemente se vai acatar ou não, temos que fazer o nosso papel enquanto Sindicato”, apontou.

Outras entidades aderiram à causa. Participaram do encontro na quarta-feira a Confederação dos Servidores Públicos Municipais (CSPM), a Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais (Fenalegis) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). 

Carlos Pompe, Ascom da CLP