II CONCURSO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DA CESPO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O II Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados é iniciativa instituída pelo Requerimento nº 216/18, aprovado na Reunião Deliberativa Ordinária da Comissão do Esporte de 11 de abril de 2018, e tem por finalidade estimular a pesquisa acadêmica sobre temas do esporte nacional, identificando trabalhos de qualidade e que visem ao fortalecimento do Sistema Desportivo Nacional.

Serão aceitos trabalhos dos cursos de qualquer área de formação desde que venham a tratar do escopo definido no caput deste artigo e relacionados aos temas indicados:

I - Esporte Educacional e Inclusão Social

a.         Esporte no Sistema de Ensino

b.         Esporte como inclusão social de jovens e adultos

c.         Esporte na terceira idade

d.         Esporte e promoção de saúde

e.         Gênero e Esporte

f.         Legado social das olimpíadas

II - Esporte de Rendimento

a.         Formação para o esporte

b.         Pesquisas sobre desempenho no esporte de alto rendimento

c.         Relação entre subsídios para o esporte e desempenho

d.         Legado esportivo das olimpíadas

III - Políticas do Esporte

a.         Gestão do esporte

b.         Programas de incentivo ao esporte

c.         Financiamento do esporte

d.         Papel das estidades no esporte nacional

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão, obrigatoriamente, ser realizadas em meio eletrônico no endereço soac-cespo.camara.leg.br.

§ 1º Será considerada a data de inscrição aquela indicada na submissão eletrônica do artigo.

§ 2º Para que seja realizada a inscrição e a submissão, o autor deverá se cadastrar previamente no sistema, incluindo currículo simplificado e outros dados conforme orientações na tela do sistema.

§ 3º É imprescindível o preenchimento correto dos dados da ficha de inscrição necessários exclusivamente à identificação e à localização do autor e a confirmação da aceitação do regulamento, bem como da autorização para publicação e cessão de direitos.

§ 4º As inscrições deverão conter os seguintes documentos:

I – Resumo do artigo com o máximo de 10 linhas (dez) linhas, indicando o objetivo, justificativa, metodologia e principais conclusões, e de três a seis palavras-chave sobre o trabalho. O resumo deve ser inserido em página específica do sistema, sendo uma das fases do processo de submissão, bem como deve constar no texto do artigo, seguido do abstract, em inglês.

II – Artigo com mínimo de 10 (dez) e máximo de 20 (vinte) páginas, formatado conforme "Modelo de Formatação de Artigos da E-Legisdisponível no endereço eletrônico do concurso e no sítio da revista.

III – Ficha de inscrição e termo de autorização para publicação e cessão de direitos, a ser incluído como documento suplementar no ato da submissão, devendo ser assinado e digitalizado.

§ 5º A inscrição está restrita a trabalhos inéditos de autoria do participante, não publicados em meios impressos ou eletrônicos, tais como livros, revistas acadêmicas ou especializadas, outros periódicos de grande circulação ou, ainda, não divulgados pela imprensa ou pendentes de publicação.

§ 6º Serão considerados inéditos os textos inseridos em documentos de circulação restrita de universidades, instituições de pesquisa, órgãos públicos, empresas, congressos e encontros científicos, tais como notas, textos para discussão e similares.

§ 7º Artigos apresentados fora do modelo estabelecido ou sem que algum dos documentos referenciados anteriormente serão excluídos automaticamente do certame.

As inscrições que não atenderem ao disposto serão desclassificadas.

Parágrafo único. Eventuais dúvidas sobre o processo de inscrição poderão ser dirimidas por meio do endereço eletrônico concurso.cespo@camara.leg.br.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Os artigos deverão ser digitados em espaço 1,5 entre as linhas, corpo 11 pontos, fonte Times New Roman; margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2,5 cm; papel branco, formato A4 (210mm x 297mm), apenas em uma face.

§1º As figuras e tabelas deverão estar inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

§ 2º Os artigos deverão observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, em especial a NBR 10719 (Apresentação de Relatórios Técnico-Científicos), NBR 10520 (Citação em Documentos), NBR 6023 (Referências) e NBR 6028 (Resumos).

§ 3º O artigo e o resumo deverão ser redigidos em língua portuguesa.

O resumo, cujo conteúdo é parte integrante da avaliação, deverá informar os objetivos, a justificativa, a metodologia e a síntese dos resultados, destacando a contribuição do trabalho e as principais conclusões.

O artigo e o resumo não poderão identificar a autoria, direta ou indiretamente, sob pena de desclassificação. Os autores deverão utilizar recursos do editor de texto para excluir informações pessoais do documento de forma a garantir a avaliação cega por parte dos membros da comissão julgadora.

REGULAMENTO

A submissão do artigo implica na aceitação total e irrestrita do Regulamento do II Concurso de Artigos Científicos da CESPO (pdf).

CRONOGRAMA

Inscrições e Submissões de Artigos

até dia 27 de julho/2018

Avaliação pela Comissão Julgadora

1º a 31 de agosto/2018

Divulgação dos vencedores

8 de outubro/2018

Cerimônia de Premiação e Apresentação dos trabalhos

6 de novembro/2018