Escola sem Homofobia

O preconceito e a discrimanção que Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) enfrentam no ambiente escolar foram debatidos no seminário “Escola sem Homofobia”.
24/11/2010 16h05

Marcelo Brandt

Escola sem Homofobia

Carlos Laudari(diretor da Pathfinder do Brasil), Lena Franco(repres. da ONG Ecos), Dep. Iran Barbosa(PT-SE), Dep. Carlos Abicalil(PT-MT), André Lazaro(representante do MEC)

O evento aconteceu nesta terça-feira (23) e foi realizado pelas Comissões de Legislação Participativa; de Educação e de Cultura; e de Direitos Humanos e Minorias. No seminário foram divulgados os resultados da última pesquisa qualitativa sobre a homofobia na comunidade escolar.

O objetivo da pesquisa, realizada em 11 capitais, era conhecer a percepção de docentes, de autoridades e de alunos do 6º ao 9º ano sobre a diversidade sexual. Os dados são destinados a subsidiar o programa federal "Brasil sem Homofobia", financiado pelo Ministério da Educação. Participaram do levantamento apenas escolas da rede pública.

De acordo com Carlos Laudário, representante da ONG Pathfinder Internacional que fez parte da organização do projeto, o ambiente escolar hostil a homossexuais e a falta de informação de professores e alunos sobre o tema gera evasão escolar, baixa auto-estima entre os estudantes, e, em alguns casos, suicídios.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão de Legislação Participativa afirmou que aprovar uma lei que torne crime a homofobia não é suficiente para resolver o problema mas defendeu que " diminuirá sensivelmente os casos de discriminação contra homossexuais nos espaços públicos, assim como ocorreu com a criminalização do racismo", disse o deputado. O deputado Iran Barbosa (PT/SE), presidiu a mesa de debates e defendeu que é necessário avançar nas conquistas de igualdade de direito a todos.

por Vanessa Vieira.

 

Acompanhe a cobertura pela agência câmara.