CCTCI discute inteligência artificial na próxima semana

A audiência pública, que reunirá governo, academia, advogados e especialistas, abordará, entre outros temas, as implicações legais da adoção de recursos da tecnologia no setor produtivo. A reunião está programada para o dia 16 de outubro (terça-feira), às 10 horas, no plenário 13 da Câmara dos Deputados.
17/09/2018 13h35

Texto: Gilmar Almeida | Foto: Telmo Fadul

CCTCI discute inteligência artificial na próxima semana

Plenário da CCTCI

A inteligência artificial constitui um dos campos mais promissores da área de tecnologia, com aplicação em inúmeras atividades industriais e variadas dimensões da vida humana. É encontrada, por exemplo, em veículos autônomos, assistentes virtuais, mercadologia e publicidade, bolsas de valores, redes sociais, trânsito, defesa e medicina.

Estarão na pauta também o estágio de desenvolvimento nas grandes nações e empresas, riscos, consequências (filosóficas, econômicas, sociais, políticas) da relação máquina-homem, questões legais suscitadas pela nova realidade, como direito autoral e responsabilização civil e penal por falhas de programa.

Participarão Maximiliano Martinhão, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic); Rodolfo Tamanaha, presidente da Comissão Especial de Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF); Virgílio Almeida, professor de ciência da computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e Carlos Affonso de Souza, professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Foram convidados também Sebastião Sahão Júnior, presidente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD); e Alê Youssef, produtor cultural e ex-editor do programa de jornalismo de tecnologia Navegador, da Globo News.

O debate é uma iniciativa do deputado Goulart (PSD/SP), presidente da CCTCI e autor do Requerimento nº 288, de 2018, subscrito pelo deputado Odorico Monteiro (PSB/CE).

OUTROS EVENTOS

I) 06.11.2018 (terça-feira), às 10 horas: seminário “Internet das Coisas: desafios, inovações e perspectivas para seu desenvolvimento no Brasil” - Requerimento nº 311, de 2018, do deputado Goulart (PSD/SP). Local a definir.