Espionagem norte-americana nas comunicações de Dilma será discutida

Os ministérios da Justiça e de Relações Exteriores deverão explicar à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) quais ações têm tomado frente às revelações sobre a espionagem norte-americana nas comunicações da presidente da República, Dilma Rousseff, com seus assessores.
04/09/2013 20h20

Foto e texto: Telmo Fadul

Espionagem norte-americana nas comunicações de Dilma será discutida

Deputado Paulo Abi-Ackel

O requerimento para realização de audiência pública, apresentado pelos deputados federais Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), presidente da comissão, e Antonio Imbassahy (PSDB-BA) foi aprovado nesta quarta-feira. Eles estão preocupados com a interceptação sistemática de dados eletrônicos e de telefonia no Brasil.

Para os debates, serão convidados os ministros José Eduardo Martins Cardozo, da Justiça, e Luiz Alberto Figueiredo Machado, das Relações Exteriores.

“O vazamento das supostas escutas e espionagem que começou como ‘apenas’ uma questão de segurança nacional interna dos Estados Unidos logo evoluiu para uma questão embaraçosa junto aos seus aliados europeus. E, agora, novas revelações indicam que a própria presidente Dilma teve suas comunicações monitoradas”, alegam os autores na justificativa da proposição.

De acordo com eles, as notícias indicam quebra das garantias constitucionais do cidadão brasileiro. “Em face da flagrante subversão das instituições governamentais por parte de empresas de comunicação atuantes no país, entendemos indispensável e fundamental o debate com os ministros de Estado diretamente envolvidos com tal grave tema”, completaram os tucanos.