Coordenadora-Geral

Deputada Benedita da Silva - PT/RJ

 

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) foi eleita Coordenadora Geral dos Direitos da Mulher da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em eleição realizada no dia 10 de maio de 2023, para o biênio 2023-2025. É formada em Auxiliar de Enfermagem e Serviço Social. Está no quinto mandato como deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro. 

Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de vereadora no município do Rio de Janeiro, deputada federal na Assembleia Constituinte de 1988, senadora da República e governadora do Estado do Rio de Janeiro, além de ter sido ministra da Secretaria Especial de Trabalho e Assistência Social no primeiro governo do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as principais conquistas dos seus mandatos, destaque para a aprovação da PEC das Domésticas, a instituição do 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, a inclusão do nome de Zumbi dos Palmares no Panteão dos Heróis e Heroínas Nacionais e a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Com sua atuação, junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as candidaturas de pessoas negras conquistaram, em 2020, a redistribuição do fundo partidário e do tempo de propaganda eleitoral, o que permitiu maior representatividade para a população negra na política. Sua atuação sempre esteve voltada à luta em defesa da classe trabalhadora, da democracia e da soberania do Brasil. 

 

 

Perfil atualizado em maio de 2023.