Legislação Informatizada - Medida Provisória nº 562, de 28 de Julho de 1994 - Publicação Original

Veja também:

Medida Provisória nº 562, de 28 de Julho de 1994

Dispõe sobre o exercício das atribuições institucionais da Advocacia-Geral da União, em caráter emergencial e provisório, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte medida provisória, com força de lei:

     Art. 1º. O exercício das atribuições institucionais previstas na Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993, dar-se-á, em caráter emergencial e provisório, até a criação e implantação da estrutura administrativa da Advocacia-Geral da União (AGU), nos termos e condições previstos nesta medida provisória.

     Art. 2º. O Poder Público, por seus órgãos, entes e instituições, poderá, mediante termo, convênio ou ajuste outro, fornecer à AGU, gratuitamente, bens e serviços necessários à sua implantação e funcionamento.

     Art. 3º. Aos Procuradores Regionais da União incumbe orientar e supervisionar, tecnicamente, os representantes judiciais da União com exercício no âmbito da jurisdição dos respectivos Tribunais Regionais Federais, respeitada a competência dos Procuradores Regionais da Fazenda Nacional.

     Parágrafo único. A orientação e a supervisão prevista no caput deste artigo serão prestadas por intermédio dos Procuradores-Chefes das Procuradorias da União nos Estados, inclusive às Procuradorias Seccionais.

     Art. 4º. Na defesa dos direitos ou interesses da União, os órgãos ou entidades da Administração Federal fornecerão os elementos de fato, de direito e outros necessários à atuação dos membros da AGU, inclusive nas hipóteses de mandado de segurança, habeas data e habeas corpus impetrados contra ato ou omissão de autoridade federal.

     § 1º As requisições objeto deste artigo terão tratamento preferencial e serão atendidas no prazo nelas assinalado.

     § 2º A responsabilidade pela inobservância do disposto neste artigo será apurada na forma da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

     § 3º O disposto neste artigo aplica-se às requisições feitas pelos representantes judiciais da União designados na forma do art. 69 da Lei Complementar nº 73, de 1993.

     Art. 5º. Nas audiências de reclamações trabalhistas em que a União seja parte, será obrigatório o comparecimento de preposto que tenha completo conhecimento do fato objeto da reclamação, o qual na ausência do representante judicial da União, entregará a contestação subscrita pelo mesmo.

     Parágrafo único. Não se aplica à União a cominação de revelia e de confissão (CLT, art. 844).

     Art. 6º. A intimação de membro da Advocacia-Geral da União, em qualquer caso, será feita pessoalmente.

     Parágrafo único. O disposto neste artigo se aplica aos representantes judiciais da União designados na forma do art. 69 da Lei Complementar nº 73, de 1993.

     Art. 7º. O vencimento básico dos cargos efetivos de advogado da União, criados pelo art. 62 da Lei Complementar nº 73, de 1993, é fixado no Anexo I a esta medida provisória.

     Parágrafo único. Os Advogados da União farão jus, além do vencimento básico a que se refere o caput , a Gratificação de Atividade, instituída pela Lei Delegada nº 13, de 27 de agosto de 1992, no percentual de cento e sessenta por cento, bem como à gratificação a que se refere o art. 7º da Lei nº 8.460, de 17 de setembro de 1992, conforme valores do Anexo I desta medida provisória.

     Art. 8º. Ficam criadas quarenta e uma Procuradorias Seccionais da União, a serem implantadas, conforme a necessidade do serviço, nas cidades onde instaladas varas da Justiça Federal.

     Art. 9º. São criados um cargo de Diretor-Geral de Administração, DAS 101.5, quatro cargos de Coordenador-Geral, DAS 101.4, um cargo de Assessor Jurídico, DAS 102.3, dois cargos de Coordenador, DAS 101.3, nove cargos de Chefe de Divisão, DAS 101.2, dois cargos de Chefe de Serviço, DAS 101.1, dois cargos de Oficial-de-Gabinete, DAS 101.1, destinados à composição da Diretoria-Geral de Administração; vinte e sete cargos de Procurador-Chefe, DAS 101.5, titulares das Procuradorias da União nos Estados e no Distrito Federal, de que trata o art. 2º, inciso II, alínea a , da Lei Complementar nº 73, de 1993; quarenta cargos de Procurador Seccional da União, DAS 101.4, três cargos de adjunto do Advogado-Geral da União, DAS 102.5, três cargos de adjunto do Procurador-Geral da União, DAS 102.4, e dois cargos de assessor jurídico, DAS 102.3.

     Art. 10. As Procuradorias da União têm nas capitais dos Estados e as Procuradorias Seccionais da União, nas cidades onde estejam instaladas varas da Justiça Federal.

     Art. 11. A União poderá, perante Tribunal situado fora da sede de Procuradoria Regional, ser representada por seu Procurador-Chefe.

     Art. 12. Não se aplica o disposto no art. 14 da Lei nº 8.460, de 1992 à escolha dos ocupantes dos cargos em comissão da AGU, até que organizado quadro de cargos efetivos e regularmente investidos os titulares de sessenta por cento destes.

     Art. 13. O Anexo II à Lei nº 8.383, de 30 de dezembro de 1991, passa a vigorar na forma do Anexo II a esta medida provisória.

     Art. 14. O preenchimento dos cargos previstos nesta medida provisória dar-se-á segundo a necessidade do serviço e na medida das disponibilidades orçamentárias.

     Art. 15. Fica o Ministério da Fazenda com a responsabilidade de prestar o apoio necessário à instalação e ao funcionamento da Procuradoria-Geral da União, em todo o território nacional.

     Parágrafo único. O apoio de que trata o caput compreende o fornecimento de recursos materiais e financeiros, e será especificado pelo Advogado-Geral da União.

     Art. 16. A Secretaria de Controle Interno da Presidência da República fica responsável pelas atividades de controle interno da AGU, até a criação do órgão próprio da instituição.

     Art. 17. Até que sejam implantados os quadros de cargos efetivos da Advocacia-Geral da União, o Advogado-Geral da União poderá atribuir a servidor em exercício e a representante judicial da União designado na forma do art. 69 da Lei Complementar nº 73, de 1993, Gratificação Temporária pelo exercício na Advocacia-Geral da União, observado o disposto neste artigo.

     § 1º A Gratificação Temporária instituída do caput será paga de acordo com os níveis e fatores constantes do Anexo III, aplicados sobre o valor do vencimento básico do cargo afetivo de Advogado da União de Categoria Especial.

     § 2º Os critérios para a atribuição da gratificação Temporária serão estabelecidos em decreto.

     § 3º A Gratificação Temporária, compatível com as demais vantagens atribuídas ao cargo efetivo ou ao emprego permanente do servidor, não se incorpora ao vencimento nem aos proventos de aposentadoria ou de pensão, bem como não servirá de base cálculo para quaisquer outros benefícios, vantagens, ou contribuições previdenciárias ou de seguridade.

     § 4º A Gratificação Temporária não poderá ser atribuída a ocupantes de cargos ou função de confiança ou a titular de gratificação de representação de gabinete.

     § 5º O pagamento da Gratificação Temporária cessará para os representantes judiciais da União designados na forma do art. 69 da Lei Complementar nº 73, 1993, na data de vigência da lei a que se refere o parágrafo único do art. 26 da Lei Complementar nº 73, de 1993.

     § 6º A Gratificação Temporária não será computada para os efeitos do art. 12 da nº 8.460, de 1992.

     Art. 18. Os cargos em comissão de Assessor Técnico transpostos para o Gabinete do Advogado-Geral da União, conforme o disposto no art. 3º da Lei nº 8.682, de 14 de julho de 1993, serão providos profissionais idôneos de nível superior.

     Art. 19. São transpostos, para as carreiras da Advocacia-Geral da União, os atuais cargos efetivos de Subprocurador-Geral da Fazenda Nacional e Procurador da Fazenda Nacional, como os de Assistente Jurídico da Administração Federal diretas, os quais:

     I - tenham titulares cuja investidura haja observado as pertinentes normas constitucionais e ordinárias, anteriores a 5 de outubro de 1998, e, se posterior a essa data, tenha decorrido de aprovação em concurso público ou da incidência do § 3º art. 41 da Constituição;
     II - estejam vagos.

     § 1º Nas hipóteses previstas no inciso I, a transposição objeto deste artigo abrange os cargos e seus titulares.

     § 2º A transposição deve observar a correção estabelecida no Anexo IV.

     § 3º À Advocacia-Geral da União incumbe examinar, caso a caso, a licitude da investidura nos cargos aos quais alude este artigo.

     § 4º Verificada a ocorrência de investidura ilegítima, ao Advogado-Geral da União compete adotar, ou propor, as providências cabíveis.

     Art. 20. Passam a ser de 36 meses os prazos fixados nos arts. 66 e 69, parágrafo único, da Lei Complementar nº 73, de 1993.

     Art. 21. Aos titulares dos cargos de Advogados da União incumbem a representação judicial desta e atividades de consultoria e assessoramento jurídicos relacionados àquela representação, respeitada a área de atuação da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

     Art. 22. O Advogado-Geral da União editará os atos necessários ao cumprimento do disposto nesta medida provisória.

     Art. 23. As despesas decorrentes desta medida provisória correrão à conta das dotações orçamentárias próprias.

     Art. 24. Ficam convalidados os atos praticados com base na Medida Provisória nº 537, de 28 de junho de 1994.

     Art. 25. Esta medida provisória entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 28 de julho de 1994; 173º da Independência e 106º da República.

ITAMAR FRANCO
Geraldo Magela da Cruz Quintão


Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da União - Seção 1 de 29/07/1994


Publicação:
  • Diário Oficial da União - Seção 1 - 29/7/1994, Página 11369 (Publicação Original)
  • Diário do Congresso Nacional - 31/8/1994, Página 2868 (Perda de Eficácia)
  • Diário do Congresso Nacional - 31/8/1994, Página 2814 (Exposição de Motivos)
  • Coleção de Leis do Brasil - 1994, Página 2875 Vol. 8 (Publicação Original)