Legislação Informatizada - DECRETO DE 27 DE NOVEMBRO DE 2003 - Publicação Original

Veja também:

DECRETO DE 27 DE NOVEMBRO DE 2003

Cria a Comissão Nacional para Difusão e Implementação do Direito Internacional Humanitário no Brasil.

     O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, inciso VI, alínea "a", da Constituição,

     DECRETA:

     Art. 1º Fica criada a Comissão Nacional para Difusão e Implementação do Direito Internacional Humanitário no Brasil, com o objetivo de propor às autoridades competentes as medidas necessárias à implementação e à difusão do Direito Internacional Humanitário no Brasil, notadamente as Convenções de Genebra de 1949 e Protocolos Adicionais I e II de 1977, bem como em relação aos demais instrumentos sobre a matéria de que o Brasil seja parte.

     Art. 2º A Comissão será composta por um representante de cada um dos seguintes órgãos:

      I - Ministério das Relações Exteriores, que a presidirá;

      II - Ministério da Justiça;

      III - Ministério da Defesa;

      IV - Ministério da Saúde;

      V - Ministério da Educação;

      VI - Ministério da Cultura;

      VII - Casa Civil da Presidência da República; e

      VIII - Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

      § 1º Serão convidados a participar da Comissão um representante do Senado Federal e um representante da Câmara dos Deputados.

      § 2º A Cruz Vermelha Brasileira e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha serão convidados a indicar representante para participar das reuniões da Comissão e opinar sobre os trabalhos, sem direito a voto.

      § 3º Os membros, e seus respectivos suplentes, de que tratam os incisos I a VIII e §§ 1º e 2º serão indicados pelos titulares dos órgãos, entidades e poderes representados e designados pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores.

     Art. 3º A pedido de qualquer dos membros da Comissão e mediante anuência prévia dos demais, poder-se-á convidar entidades e especialistas em áreas temáticas específicas para colaborar na condução dos trabalhos.

     Art. 4º A participação na Comissão é considerada de relevante interesse público e não tem caráter remuneratório.

     Art. 5º O Ministério das Relações Exteriores assegurará o apoio técnico e administrativo indispensável ao funcionamento da Comissão, inclusive as funções de Secretaria-Executiva.

     Art. 6º A Comissão elaborará seu regimento interno, que deverá fixar quórum mínimo de instalação, periodicidade das reuniões, regras para deliberação e demais normas para condução dos trabalhos.

     Art. 7º A Comissão deverá elaborar relatório anual sobre suas atividades.

     Art. 8º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

     Brasília, 27 de novembro de 2003; 182º da Independência e 115º da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Celso Luiz Nunes Amorim


Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da União - Seção 1 de 28/11/2003


Publicação:
  • Diário Oficial da União - Seção 1 - 28/11/2003, Página 1 (Publicação Original)