Legislação Informatizada - Decreto nº 73.150, de 12 de Novembro de 1973 - Publicação Original
Veja também:
Decreto nº 73.150, de 12 de Novembro de 1973
Autoriza, até 31 de dezembro de 1974, o aproveitamento dos navios estrangeiros na cabotagem nacional.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando das atribuições que lhe confere o artigo 81, inciso III, combinado com o artigo 173, da Constituição,
Decreta:
Art. 1º. Fica a Superintendência Nacional da Marinha Mercante (SUNAMAM), na forma do disposto na alínea "e", do artigo 5º, do Decreto nº 48.180, de 10 de maio de 1960, autorizada a conceder, até 31 de dezembro de 1974, permissão para que navios estrangeiros possam fazer cabotagem nacional, a fim de auxiliar, exclusivamente, no transporte entre portos nacionais, de cargas frigorificadas, óleos vegetais comestíveis a granel, cargas líquidas para fins industriais a granel, gás liquefeito de petróleo a granel, volumes de grande peso para cuja movimentação sejam necessários equipamentos especiais de bordo, por falta desses equipamentos nos portos de embarque e/ou de desembarque, trigo nacional ensacado ou a granel, durante o período da safra, e demais necessidade, no caso de necessidade pública.
Art. 2º. As permissões para os carregamentos serão solicitados, em cada caso, à Superintendência Nacional da Marinha Mercante, que somente as concederá se a existência das cargas especificadas no artigo anterior e nas condições indicadas, exigir, para o seu transporte, o auxilio de navios estrangeiros, e desde que as condições de embarque e desembarque permitam operações normais.
Art. 3º. Os navios estrangeiros obedecerão obrigatoriamente, as tabelas de fretes e taxas acessórias estabelecidas para a cabotagem nacional.
Art. 4º. O presente
Decreto entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 1974; revogadas as
disposições em contrário.
Brasília, 12 de novembro de 1973; 152º da Independência e 85º da República.
Emílio G. Médici
Mário David Andreazza
- Diário Oficial da União - Seção 1 - 14/11/1973, Página 11664 (Publicação Original)
- Coleção de Leis do Brasil - 1973, Página 283 Vol. 8 (Publicação Original)