Legislação Informatizada - Decreto nº 39.000, de 10 de Abril de 1956 - Publicação Original
Veja também:
Decreto nº 39.000, de 10 de Abril de 1956
Dispõe sôbre as Tabelas do Quadro II- Estrada de Ferro Central do Brasil- do Ministério da Viação e Obras Públicas, restabelecido por fôrça da Lei nº 1.163, de 22 de julho de 1950, e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, item I, da Constituição, e tendo em vista o determinado no art. 16 da Lei nº 1.163, de 22 de julho de 1950,
DECRETA:
Art. 1º O Quadro II-
Estrada de Ferro Central do Brasil - do Ministério da Viação e Obras Públicas,
restabelecido pelo art. 16, da Lei nº 1.163, de 22 de julho de 1950, com a
lotação vigente a 24 de maio de 1941 e mantidas tôdas as alterações posteriores
que elevaram os níveis de vencimentos dos funcionários, tem sua organização
fixada nas tabelas anexas.
Parágrafo único. As tabelas de que trata êste artigo
prevalecerão a partir de 26 de julho de 1950, data da vigência da Lei nº 1.163,
de 22 de julho de 1950.
Art. 2º Os cargos
iniciais das carreiras do Quadro de que trata êste decreto serão preenchidos
mediante concurso privativo dos servidores amparados pelo art. 16, § 1º da Lei
nº 1.163, de 22 de julho de 1950.
Art. 3º Terão direito à
nomeação, mediante concurso privativo, os servidores da Estrada de Ferro Central
do Brasil que, em 26 de julho de 1950, ocupavam funções correspondente às das
carreiras do Quadro II.
§ 1º A Estrada de Ferro
Central do Brasil publicará a relação dos servidores de que trata êste artigo,
discriminadamente por carreira.
§ 2º Essa publicação
prevalecerá para inscrição, ex-offício, nos concursos privativos de que trata
êste artigo.
§ 3º Perderá direito ao
acesso o servidor que não se habilitar em concurso.
Art. 4º Para o
preenchimento das vagas, terão preferência os servidores amparados pelo art. 23
do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
Parágrafo único. Atendida a preferência de que trata
êste artigo, as nomeações obedecerão à ordem de classificação em concurso.
Art.
5º Os concursos serão de provas ou de provas e títulos.
§
1º Os concursos serão realizados e homologados pela Estrada de Ferro Central do
Brasil, de acôrdo com as instruções que forem aprovadas pelo Diretor.
§
2º Em igualdade de classificação, far-se-á o desempate pelo critério da
antiguidade, estabelecido no Regulamento de Promoção dos Funcionário Públicos
Civis da União.
Art. 6º Quando não mais
houver servidor da Estrada habilitado na forma dêste decreto, as vagas de classe
inicial de carreira do Quadro II do Ministério da Viação e Obras Públicas serão
preenchidas mediante concurso, de acôrdo com a legislação vigente.
Art.
7º Êste decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Art.
8º Revogam-se as disposições em contrário.
Rio de janeiro, 10 de abril de 1956; 135º da Independência e 68º da República.
JUSCELINO KUBITSCHEK
Lúcio Meira
|
Ministério da Viação e Obras Públicas Quadro II - Estrada de Ferro Central do Brasil a) Parte Pemanente |
(Publicação feita em virtude do disposto no art. 16, da Lei nº 1.163, de 22 de julho de 1950) | ||||||||
|
Situação Atual |
Situação Proposta | ||||||||
|
Número de Cargos |
Carreira ou Cargo |
Classe ou padrão |
Exc. |
Vagos |
Número de Cargos |
Carreira ou Cargo |
Classe ou padrão |
Exc. |
Vagos |
|
|
|
I- Cargos em Comissão |
|
||||||
|
|
1 |
Diretor |
CC-1 |
- |
|||||
|
|
1 |
Tesoureiro |
O |
- |
- | ||||
|
|
|
II- Cargos isolados de Provimento Efetivo |
|
|
| ||||
|
1 |
Assistente Jurídico |
O |
- |
- | |||||
|
|
4 |
Professor |
H |
- |
3 | ||||
|
|
19 |
Tesoureiro Auxiliar |
M |
- |
7 | ||||
|
|
III- Carreira Permanentes |
|
|
| |||||
|
|
|
Agente de Estrada de Ferro |
|
|
| ||||
|
|
40 |
K |
- |
- | |||||
|
|
70 |
J |
- |
- | |||||
|
|
150 |
I |
- |
- | |||||
|
|
300 |
H |
- |
- | |||||
|
400 |
G |
- |
- | ||||||
|
410 |
F |
- |
75 | ||||||
|
359 |
E |
- |
351 | ||||||
|
1.729 |
|
|
426 | ||||||
|
|
Almoxarife |
|
|
| |||||
|
3 |
K |
- |
- | ||||||
|
10 |
J |
- |
- | ||||||
|
10 |
I |
- |
12 | ||||||
|
12 |
H |
- |
13 | ||||||
|
13 |
G |
- |
25 | ||||||
|
48 |
|
|
| ||||||
|
|
Cabineiro de Estrada de Ferro |
|
|
| |||||
|
5 |
K |
- |
- | ||||||
|
10 |
J |
- |
- | ||||||
|
25 |
I |
- |
- | ||||||
|
35 |
H |
- |
- | ||||||
|
60 |
G |
- |
25 | ||||||
|
65 |
F |
- |
65 | ||||||
|
215 |
E |
- |
90 | ||||||
|
1 |
Condutor de Trem |
|
|
| |||||
|
1 |
K |
- |
- | ||||||
|
|
J |
- |
- | ||||||
|
1 |
I |
- |
- | ||||||
|
4 |
G |
- |
- | ||||||
|
19 |
F |
- |
130 | ||||||
|
|
E |
- |
200 | ||||||
|
|
|
|
330 | ||||||
|
40 |
|
|
| ||||||
|
70 |
Desenhista |
|
|
| |||||
|
150 |
|
|
| ||||||
|
300 |
M |
|
| ||||||
|
400 |
L |
|
| ||||||
|
6 |
K |
|
| ||||||
|
8 |
J |
|
| ||||||
|
18 |
I |
|
11 | ||||||
|
41 |
H |
|
11 | ||||||
|
|
Engenheiro |
|
|
| |||||
|
17 |
O |
|
| ||||||
|
37 |
N |
|
| ||||||
|
24 |
M |
|
| ||||||
|
21 |
L |
|
21 | ||||||
|
21 |
K |
|
21 | ||||||
|
120 |
|
|
42 | ||||||
|
|
Escriturário |
|
|
| |||||
|
265 |
G |
|
165 | ||||||
|
397 |
F |
|
291 | ||||||
|
496 |
E |
|
496 | ||||||
|
1.158 |
|
952 | |||||||
|
|
Maquinista de Estrada de Ferro |
|
|
| |||||
|
20 |
K |
|
| ||||||
|
70 |
J |
|
| ||||||
|
100 |
I |
|
| ||||||
|
200 |
H |
|
| ||||||
|
300 |
G |
|
390 | ||||||
|
690 |
|
|
300 | ||||||
|
|
Médico |
|
|
| |||||
|
1 |
O |
|
| ||||||
|
2 |
N |
|
| ||||||
|
2 |
M |
| |||||||
|
3 |
L |
|
| ||||||
|
10 |
K |
|
4 | ||||||
|
18 |
|
|
4 | ||||||
|
|
Mestre de Eletricidade |
|
|
| |||||
|
2 |
K |
|
| ||||||
|
8 |
J |
|
| ||||||
|
15 |
I |
|
15 | ||||||
|
25 |
H |
|
25 | ||||||
|
30 |
G |
|
30 | ||||||
|
80 |
|
|
70 | ||||||
|
|
Mestre de Oficina |
|
|
| |||||
|
1 |
K |
|
| ||||||
|
8 |
J |
|
| ||||||
|
8 |
I |
|
3 | ||||||
|
9 |
H |
|
9 | ||||||
|
11 |
G |
|
11 | ||||||
|
37 |
|
|
23 | ||||||
|
|
Oficial Administrativo |
|
|
| |||||
|
13 |
M |
8 |
| ||||||
|
28 |
L |
13 |
| ||||||
|
43 |
K |
18 |
| ||||||
|
78 |
J |
28 |
| ||||||
|
120 |
I |
40 |
| ||||||
|
260 |
H |
60 |
| ||||||
|
542 |
|
167 |
| ||||||
|
|
Técnico de Laboratório |
|
|
| |||||
|
1 |
M |
|
| ||||||
|
1 |
L |
|
| ||||||
|
1 |
K |
|
| ||||||
|
1 |
J |
|
| ||||||
|
3 |
I |
|
3 | ||||||
|
3 |
H |
|
3 | ||||||
|
10 |
|
|
6 | ||||||
|
|
I- Cargo Isolado Extinto |
|
|
| |||||
|
1 |
Chefe de Divisão |
P |
|
| |||||
|
|
II- Carreiras Extintas |
|
|
||||||
|
|
Aux. de Portaria |
|
|
| |||||
|
5 |
J |
|
| ||||||
|
7 |
I |
|
| ||||||
|
8 |
H |
|
| ||||||
|
20 |
G |
|
1 | ||||||
|
29 |
F |
|
2 | ||||||
|
69 |
|
|
3 | ||||||
|
|
Escriturário (Decreto-lei número 145, de 1937) |
|
|
| |||||
|
167 |
G |
|
| ||||||
|
167 |
|
|
| ||||||
|
1 |
Auxiliar de Portaria |
F |
|
| |||||
|
3 |
Condutor de Trem |
G |
|
| |||||
|
1 |
Engenheiro |
M |
|
| |||||
|
1 |
Escriturário |
F |
|
| |||||
|
1 |
Oficial Administrativo |
L |
| ||||||
- Diário Oficial da União - Seção 1 - 12/4/1956, Página 7058 (Publicação Original)
- Coleção de Leis do Brasil - 1956, Página 25 Vol. 4 (Publicação Original)